sábado, 14 de março de 2020

14 DE MARÇO - MICHAEL FINCKE


EFEMÉRIDE - Edward Michael MikeFincke, astronauta norte-americano, nasceu em Pittsburgh no dia 14 de Março de 1967. Fez três missões a bordo da Estação Espacial Internacional, exercendo as funções de cientista e engenheiro de voo da Expedição 9 e de comandante da Expedição 18, além de integrar a tripulação do último voo da nave espacial Endeavour, na missão STS-134, onde se tornou o astronauta americano com mais dias no espaço, até o recorde ser superado por Scott Kelly.
Fincke formou-se no MIT (Instituto Tecnológico de Massachussets) em 1989, nas cadeiras de Aeronáutica e Astronáutica, com bacharelado em Ciências Planetárias e Atmosféricas na Universidade de Stanford. Entrou para um programa de intercâmbio de Verão, no Instituto de Aviação de Moscovo, na ex-URSS, onde estudou Cosmonáutica e se tornou fluente em russo. 
Em 1990, ingressou na Força Aérea dos Estados Unidos como engenheiro de testes de jactos e voou em diversos aviões de combate, como os F-15 e F-16, servindo também no Japão como oficial de ligação entre as duas forças aéreas e se tornou fluente em japonês.
Em 1996, Mike Fincke foi escolhido para o corpo de astronautas da NASA. Após o treino base de dois anos, foi indicado para as funções de oficial de comunicações da ISS (ISS CAPCOM) e membro da equipa de apoio ao treino das tripulações, baseado na Rússia. Em 1999, foi astronauta-reserva de duas expedições realizadas à ISS, sendo qualificado para voar como engenheiro de voo e co-piloto na nave russa Soyuz
Em 18 de Abril de 2004, Fincke subiu ao espaço, lançado da base de Baikonur, no Cazaquistão, como tripulante da nave Soyuz TMA-4 e membro da Expedição 9, que passou seis meses na ISS. Durante a missão, a tripulação, completada com os cosmonautas Gennady Padalka, da Rússia, e André Kuipers, da Holanda, continuou com as operações científicas no vácuo, manteve os sistemas vitais da estação e fez quatro passeios no espaço. 
Michael passou 187 dias e 21 horas em órbita, sendo 15 deles em AEV. Foi homenageado com uma participação especial no último episódio da série de televisão “Star Trek: Enterprise”. 
Em 12 de Outubro de 2008, Fincke voltou ao espaço na missão Soyuz TMA-13, como comandante da Expedição 18 da ISS, onde permaneceu durante seis meses, como comandante da missão, junto ao russo Yuri Lonchakov. Regressou à Terra em 8 de Abril de 2009, junto com Lonchakov e o turista espacial Charles Simonyi, pousando no Cazaquistão. 
A sua terceira missão foi a bordo da Endeavour STS-134, a última missão ao espaço desta espaçonave, lançada em 16 de Maio de 2011, cujo principal objectivo foi a colocação em órbita do Espectrómetro Magnético Alpha. Após o encerramento dos 16 dias da missão, Fincke voltou à Terra em 1 de Junho, pousando no Cabo Kennedy.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...