sexta-feira, 27 de março de 2020

27 DE MARÇO - PIOLIN


EFEMÉRIDE - Piolin, de seu verdadeiro nome Abelardo Pinto, palhaço brasileiro, nasceu em Ribeirão Preto no dia 27 de Março de 1897. Morreu em São Paulo, em 4 de Setembro de 1973.
É considerado um grande representante do meio circense, onde se destacava pela grande criatividade cómica, além da habilidade como ginasta e equilibrista. Era pai da actriz Ana Ariel, falecida em 2004.
Piolin nasceu num circo armado na Rua Barão do Amazonas, em Ribeirão Preto. Iniciou a sua carreira no Circo Americano, ainda criança, envolvendo-se em diferentes actividades. Filho de artistas circenses, conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil em Fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. A alcunha, Piolin, que se refere a um tipo de barbante, é devida à sua estrutura física, magro e com pernas longas. 
Foi considerado “o maior palhaço do mundo”. Washington Luís, presidente da República deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores e costumava assistir aos seus espectáculos.
O dia do seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo, no Brasil. 
Abelardo Pinto “Piolin” morreu com 76 anos, de insuficiência cardíaca. Uma multidão aglomerou-se nas alamedas do Cemitério da Quarta Parada, para acompanhar o seu enterro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...