sexta-feira, 13 de março de 2020

13 DE MARÇO - PAUL MORAND


EFEMÉRIDE - Paul Morand, diplomata, romancista, dramaturgo e poeta francês, nasceu em Paris no dia 13 de Março de 1888. Morreu na mesma cidade em 24 de Julho de 1976.
No início da carreira, foi colocado na embaixada em Londres, voltou a Paris para trabalhar no gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros durante a Primeira Guerra Mundial.  Foi em seguida para Roma e Madrid. A sua amizade com Philippe Berthelo permitiu-lhe efectuar missões diplomáticas que, na realidade, tinham fins literários. Depois do seu casamento com uma senhora rica de origem grega (1927), conseguiu ficar em licença ilimitada, só reintegrando a carreira em 1939 e sendo nomeado para dirigir a missão económica francesa. 
Os primeiros textos que publicou foram poemas, nomeadamente “Lampes à Arc” em 1919. A sua verdadeira entrada no mundo literários, porém, aconteceu em 1921, com a edição da sua primeira obra em prosa, “Tendres Stocks”, uma recolha de novelas prefaciada por Proust.
Durante os anos 1920/1930, escreveu numerosos livros, récitas de viagens, romances e novelas, tudo com um estilo muito próprio, tanto na forma como nas ideias. Durante este tempo, foi também jornalista, sobretudo no “Le Figaro”, e editor, dirigindo - na Gallimard - a colecção “Renaissance de la nouvelle”, onde aparecem em 1938 as “Nouvelles orientales” de Marguerite Yourcenar.
Gerou muitas tempestades ao longo de quase todo o século XX, devido à sua irreverência literária, à recusa em seguir as modas do pós-guerra e abordando temas demasiado ousados para a época. Mais tarde, as suas escolhas políticas infelizes, próximo do regime de Vichy, e o seu anti-semitismo, condenaram-no perante a opinião pública e levaram a que fosse banido, por um longo período, do panorama literário francês, tendo sido até considerado como persona non grata
Depois da Segunda Guerra Mundial, esteve exilado na Suíça durante uma dezena de anos, até ser de novo admitido em território francês. Continuou a escrever e, juntamente com Jacques Chardonne, tonou-se protector de uma geração de novos escritores.   
Só após a sua polémica eleição para a Academia Francesa, em Outubro de 1968, viu a sua obra, de novo, publicada em França.
A esposa morreu em Fevereiro de 1975 e ele faleceu num hospital de Paris, no ano seguinte. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...