quarta-feira, 4 de março de 2020

4 DE MRÇO - PIRUKA


EFEMÉRIDE - Piruka, de seu verdadeiro nome André Filipe de Oliveira, rapper português, nasceu em Braga no dia 4 de Março de 1993. Cresceu na Madorna, concelho de Cascais. 
Os seus maiores êxitos são “Se Eu Não Acordar Amanhã”, “Salto Alto”, “Não Se Passa Nada”, “Vim para ficar”, “Só Vim Dizer Yau” e “Não Faz Isso”. 
Em 2016 e 2017, sem qualquer apoio de uma grande editora (recusou várias ofertas de contratos com grandes gravadoras), obteve centenas de milhares de seguidores no YouTube e Spotify, assim como milhões de reproduções acumuladas nas plataformas de streaming
Na Primavera de 2017, os seus singles “Não Se Passa Nada” e “Se Eu Não Acordar Amanhã” obtiveram o estatuto de disco de ouro em Portugal. 
Em Maio de 2017, os vídeos do seu álbum de estreia, “Aclara” - lançado no final de 2016 - já haviam passado mais de 32 milhões de visualizações no YouTube
Também em 2018, conseguiu um enorme sucesso com as suas canções “Prova dos 9”, “Os meus putxs” (com Khapo) e “Já se passou tudo” (com 1Kilo).
No Verão de 2019, lançou os singles “Até já” e “Impossíveis”, com uma óptima recepção do público e vários milhões de visualizações no YouTube
No que se refere à totalidade dos vídeos de Piruka no YouTube, André já ultrapassava, em Julho de 2019, os 200 milhões de visualizações.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...