domingo, 29 de março de 2020

29 DE MARÇO - ALBERT CUSHING READ


EFEMÉRIDE - Albert Cushing “Putty” Read, pioneiro da aviação e contra-almirante da Marinha dos Estados Unidos, nasceu em Lyme, New Hampshire, no dia 29 de Março de 1887. Morreu na Flórida em 10 de Outubro de 1967. Celebrizou-se ao conseguir realizar o primeiro voo transatlântico. 
Formou-se na U.S. Naval Academy, em Annapolis, terminando o seu curso no ano de 1907. Em 1915, foi nomeado aviador naval, recebendo o brevet nº 2. 
Com o posto de capitão-tenente, entre 8 e 31 de Maio de 1919, comandou uma tripulação de 5 militares, a bordo do hidroavião Curtiss NC-4, numa viagem que faria daquele aparelho o primeiro avião a atravessar pelos seus próprios meios o oceano Atlântico, oito anos antes do voo sem escalas de Charles Lindbergh. O voo, comandado por Read, partiu de Rockaway Beach, Long Island, e demorou 23 dias - e 6 escalas - até chegar a Plymouth, na Inglaterra, na costa europeia do Atlântico. 
Quando do seu regresso aos Estados Unidos, após o histórico voo, Read afirmou: «Em breve será possível voar num avião à volta do Mundo, a uma altitude de 60 000 pés, a 1 000 milhas por hora». No dia seguinte, o “The New York Times” publicou um editorial em que afirmava: «Uma coisa é ser um aviador qualificado, outra bem diferente é ser profeta. Nada do que é hoje conhecido suporta a previsão do Comandante. Um avião a 60 000 pés de altitude estaria a girar as suas hélices num vácuo e nenhum aviador poderia viver por muito tempo no frio enregelante do espaço interestelar» … 
Em Junho de 1919, foi feito comendador da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, de Portugal.
Read foi, depois, instrutor de voo, formando pilotos nomeadamente durante a Segunda Guerra Mundial. Recebeu a alcunha de “Putty Read” porque raramente mostrava qualquer expressão emotiva. 
Aposentado, faleceu aos 80 anos, tendo sido sepultado no Arlington National Cemetery.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...