segunda-feira, 23 de março de 2020

23 DE MARÇO - GIULIETTA MASINA


EFEMÉRIDE - GiuliaGiulietta Anna Masina, actriz de cinema italiana e esposa do realizador Federico Fellini, morreu em Roma no dia 23 de Março de 1994. Nascera em San Giorgio di Piano, em 22 de Fevereiro de 1921.
Filha do violinista e professor de música Gaetano Masina e da maestrina Angela Flavia Pasqualin, passou boa parte da sua adolescência com uma tia viúva. Graduou-se em Letras e Filosofia na Universidade de Roma e, durante os estudos, cultivou a paixão pela actuação. Desde a temporada 1941/42, participou em vários espectáculos de prosa, dança e música, no teatro universitário. 
Trabalhou igualmente na rádio, onde interpretou uma série d e novelas escritas por Fellini. Enamoraram-se e, em Outubro de 1943, casou com Federico Fellini, com quem estabelece uma intensa parceria artística e afectiva, das mais importantes do cenário artístico italiano.
Em 1946, estreou-se no cinema, com um brevíssimo papel na obra-prima de Roberto Rossellini, “Paisà”. Dois anos mais tarde, obteve o primeiro importante papel, no filme “Senza pietà” de Alberto Lattuada. 
Todavia, foi com o seu marido que ela alcançou a fama internacional, com o papel de Gelsomina no filme “La strada” (1954). Em 1957, alcançou o auge da sua carreira, interpretando Cabiria, no filme “Le notti di Cabiria”, que lhe valeu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes.
Durante a sua carreira, entrou em cerca de 30 filmes, tendo sido dirigida por vários realizadores de renome. Sobreviveu apenas cinco meses à morte do seu marido, cessando de lutar com o cancro pulmonar que atormentava.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...