quarta-feira, 18 de março de 2020

18 DE MARÇO - JOHN PHILLIPS


EFEMÉRIDE - John Edmund Andrew Phillips, cantor, guitarrista e letrista norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 18 de Março de 2001. Nascera em Parris Island, em 30 de Agosto de 1935.  John, Phillips foi um membro e líder do grupo The Mamas & The Papas
Era filho de um oficial do copo de Marines, que participou na Primeira Grande Guerra Mundial, e de uma índia Cherokee.
Casou com a futura companheira de banda, Michelle Phillips, em 31 de Dezembro de 1962, quando ela tinha apenas 18 anos. Em 1968, tiveram uma filha, Chynna, que viria ser   vocalista do trio pop da década de 1990, Wilson Phillips. O casal divorciou-se em 1970.
Em 1966, formou o grupo que o celebrizaria, para o qual escreveu os seus maiores sucessos, entre os quais: “California Dreamin”, “Monday”, “I Saw Her Again” e “Creeque Alley”. 
Com o grupo, participou no Festival Internacional de Música Pop, em Monterey (1967). Gravou, em 1969, um álbum a solo, que se tornou uma gravação de culto, “John, the Wolf King of L.A.”. Este álbum não constituiu, paradoxalmente, um sucesso comercial e John Phillips começou a retirar-se da luz dos projectores.
Em 1975, encarregou-se da criação de uma parte da banda sonora do filme de Nicolas Roeg, “The Man Who Fell to Earth”, juntamente com David Bowie.
Faleceu aos 65 anos, vítima de paragem cardíaca, sendo sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Califórnia). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...