segunda-feira, 2 de março de 2020

2 DE MARÇO - MIKHAIL TYURIN


EFEMÉRIDE - Mikhail Vladislavovich Tyurin, cosmonauta russo com três missões no espaço, nasceu em   Kolomna no dia 2 de Março de 1960.
Formou-se em Engenharia Mecânica no Instituto de Aviação de Moscovo, em 1984, especializando-se na criação de modelos matemáticos relacionados com voo mecânico. Após a licenciatura, Tyurin começou a trabalhar na corporação Energia, como engenheiro, onde o seu principal trabalho era o desenvolvimento de softwares, balística e dinâmica. A sua pesquisa científica pessoal estava ligada aos aspectos psicológicos do treino de cosmonautas, para controlo manual das espaçonaves em movimento. 
Em 1993, foi seleccionado para treino no Centro de Treino de Cosmonautas Yuri Gagarin e, cinco anos depois, após servir como membro da tripulação de reserva da Expedição 1, começou a treinar para ocupar a função de engenheiro de voo da Expedição 3 à Estação Espacial Internacional (ISS). Como integrante desta missão, passou quatro meses em órbita na estação, entre Agosto e Dezembro de 2001, sendo para lá conduzido a bordo da nave Discovery, missão STS-105. Durante esta estadia, realizou a 100ª caminhada espacial de um cosmonauta russo no espaço. 
Cinco anos depois, em Setembro de 2006, cumpriu nova missão como comandante da Soyuz TM-9, que levou ao espaço a turista espacial Anousheh Ansari, para mais uma longa estadia na ISS, assumindo as funções de engenheiro de voo da Expedição 14, junto do comandante Miguel López-Alegría e do engenheiro de voo alemão Thomas Reiter, da ESA, depois substituído pela norte-americana Sunita Williams. No encerramento desta missão, ele tinha acumulado um total de quatro caminhadas espaciais, com um tempo de 17 horas em actividades no espaço. 
Tyurin voltou ao espaço em Novembro de 2013, comandando a nave Soyuz TMA-11M, para nova estadia de longa duração, integrando a tripulação das Expedições 38 e 39 na ISS, regressando em Maio de 2014, após cerca de 188 dias em órbita. 
Tyurin foi a segunda pessoa a jogar golfe no espaço, depois do astronauta Alan Shepard, do Projecto Mercury e da Apollo 14, que o fez na Lua, em 1971. A sua tacada foi dada em órbita, num tee adaptado na estrutura da ISS e a bola continuou em volta da Terra, orbitando o planeta a cada noventa minutos nos três anos seguintes, até cair na atmosfera, segundo cálculos da Agência Espacial Russa. A jogada foi feita com o patrocínio de uma companhia canadiana de clubes de golfe. 
Tyurin mora actualmente na cidade de Korolev, próxima de Moscovo, com a mulher e a filha. Entre os seus principais hobbies, está o iatismo. Foi condecorado com a medalha de Herói da Federação Russa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...