quinta-feira, 5 de março de 2020

5 DE MARÇO - AFONSO DUARTE


EFEMÉRIDE - Joaquim Afonso Fernandes Duarte, poeta português, morreu em Coimbra no dia 5 de Março de 1958.  Nascera em Ereira, Montemor-o-Velho, em 1 de Janeiro de 1884.
Formou-se em Ciências Físico-Naturais na extinta Faculdade de Filosofia de Coimbra. Foi professor da Escola Normal. Interessava-se por etnografia e arte popular, reflectidos na sua obra poética, ligada às crenças e mitos seculares, aos motivos da terra, à vida animal, ao povo e à lide agrária. A sua sensibilidade poética deu-lhe um convívio com literatos de vários grupos e escolas. Colaborou em “A Águia” e dirigiu a “Rajada” (1912/1914).  
Encontra-se, também, colaboração sua nas revistas “Atlântida” (1915/1920), “Contemporânea” (1915/1926) e “Litoral” (1944/1945). 
Era um poeta em permanente actualidade, dado que ia acompanhando todos os movimentos poéticos da primeira metade do século XX. Nasceu numa atmosfera de saudosismo dominado por Teixeira de Pascoaes. Entretanto, surgiram outras escolas a que aderiu sem compromisso, mas com ironia e pendor populista. Apareceu, então, como saudosista no conteúdo e modernista na forma.
Durante a sua carreira literária, publicou 11 livros de Poesia, 3 de Pedagogia e 2 de Etnografia. Há uma biblioteca com o seu nome, em Montemor-o-Velho. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...