sexta-feira, 11 de novembro de 2022

11 DE NOVEMBRO - MARIA TERESA DE FILIPPIS

EFEMÉRIDE - Maria Teresa de Filippis, piloto de corridas italiana, primeira mulher a pilotar um carro de Fórmula 1, nasceu em Nápoles no dia 11 de Novembro de 1926. Morreu em Bérgamo (Lombardia), em 8 de Janeiro de 2016.

Começou a correr aos 22 anos de idade por causa de uma aposta feita com dois dos seus irmãos, que não acreditavam que ela pudesse ser veloz.

Depois de ser vice-campeã no campeonato italiano, foi contratada pela Maserati para disputar corridas pela equipa e, em 1958 estreou-se na categoria máxima do automobilismo mundial.

Ela tentou classificar-se para cinco grandes prémios, quatro deles pela equipa Maserati e um pela Porsche. Classificou-se para três deles. A sua melhor actuação foi na segunda corrida, na Bélgica em 1958, quando largou em 15ª e terminou em 10ª.

No Grande Prémio da França de 1958, a piloto foi proibida de correr por ser mulher. O director de provas, Toto Roche, foi à conferência de imprensa, mostrou uma grande fotografia da Maria Teresa e afirmou que «uma jovem tão bonita como aquela não deveria usar nenhum capacete a não ser o secador do cabeleireiro». Quando soube, Maria ficou furiosa e disse que se o visse pela frente o teria esmurrado.

Maria parou de correr em 1959, casou-se e teve uma filha no ano seguinte.

Em 1979, juntou-se ao International Club of Former F1 Grand Prix Drivers (Clube Internacional de Ex-Pilotos de Fórmula 1). Foi vice-presidente do clube desde 1997 e presidente do clube da Maserati.

Teve dois netos e morava perto de Milão. Faleceu em 2016, com 89 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...