sexta-feira, 25 de novembro de 2022

25 DE NOVEMBRO - ESPÍRITO SANTO

EFEMÉRIDE - Guilherme Santana Graça do Espírito Santo, futebolista internacional português, também praticante de atletismo, nas modalidades de salto em altura, salto em comprimento e triplo salto, morreu em Lisboa, no dia 25 de Novembro de 2012. Nascera na mesma cidade em 30 de Outubro de 1919.

Como jogador de futebol, representou sempre o SL e Benfica, de 1936 até 1949. Ao serviço dos encarnados, sagrou-se 4 vezes Campeão Nacional, venceu 3 Taças de Portugal e 1 Campeonato de Lisboa, marcando mais de 150 golos em 14 épocas.

No atletismo, foi recordista nacional do salto em altura, comprimento e triplo-salto, tendo conquistado vários títulos de Campeão Nacional, nas três especialidades de saltos.

Guilherme Espírito Santo era descendente de são-tomenses. Aos 8 anos de idade teve de se fixar com a mãe em Luanda. Foi na capital angolana que deu os primeiros passos para o futebol, entrando muito novo para a escola de formação do Sport Luanda e Benfica. Benfiquista de coração, o jovem Guilherme tinha Vítor Silva, grande avançado do seu futuro clube, como grande ídolo de juventude. Por ironia do destino, em 1936, foi contratado pelo Benfica para substituir a sua referência de infância, depois de ter agradado nos treinos que fez à experiência.

Aos 16 anos, estreou-se na primeira equipa dos encarnados, num encontro particular frente ao Vitória FC de Setúbal, em 20 de Setembro de 1936, vencendo por 5-2 e marcando um golo aos 85 minutos no campo dos Arcos. A estreia oficial ocorreu em 11 de Outubro, para o Campeonato Regional (ainda com Vítor Gonçalves como treinador) quando no campo do Casa Pia AC, denominado Restelo, o Benfica empatou sem golos com os casa-pianos. Espírito Santo estava a 19 dias de completar 17 anos. Sagrou-se Campeão Nacional, logo nessa época de estreia, em 1936/1937, revalidando o título conquistado pelo SL Benfica na época anterior, tendo sido totalista com 14 jornadas (1 260 minutos), marcando 16 golos, média superior a um golo por jogo.

Nas 4 épocas seguintes, o avançado centro africano, cedo alcunhado de “Pérola Negra”, ajudou a sua equipa a conquistar mais 3 títulos: o seu Bicampeonato Nacional (tricampeonato da equipa), em 1937/1938, bem como o Campeonato de Lisboa e a Taça de Portugal em 1939/1940.

Durante esse período temporal, destaque para os 9 golos apontados frente ao Casa Pia, numa vitória robusta por 13-1, em jogo a contar para o Campeonato de Lisboa de 1937/1938. Destaque também para o jogo das meias-finais da Taça de Portugal, na época 1938/1939, quando se disputava em duas mãos. Após ter perdido 6-1 no primeiro jogo, o Benfica operou uma reviravolta espectacular ganhando a segunda mão por 6-0, o que levou os jogadores do FC do Porto a abandonarem o relvado a 18 minutos do fim, tendo Espírito Santo apontado 2 golos.

Depois de 5 épocas recheadas de êxitos, não só a carreira do nº 7 do Benfica ficou em perigo, como também a sua própria vida. Uma grave inflamação nos pulmões impediu-se de disputar qualquer jogo de futebol entre 1941 e 1944. Depois de 2 temporadas em branco, Espírito Santo regressou, desta feita para actuar numa nova posição, a de extremo direito. Ainda disputou 7 jogos no final da época de 1943/1944, tendo apontado um golo no campeonato e venceu a sua segunda Taça de Portugal, conquistada na final frente ao GD Estoril-Praia, numa vitória recorde por 8-0.

Um ano mais tarde, mais um título de campeão, numa prova ganha ao sprint. O rival Sporting CP conquistou 27 pontos, menos 3 que as águias. Esta seria a última vitória no Nacional de Futebol até 1949/1950, última época da carreira de Espírito Santo.

Entretanto, o CF Belenenses conquistou o seu primeiro título e o Sporting sagrou-se Tricampeão Nacional. O Benfica, contudo, vendeu sempre cara a derrota, ficando as quatro vezes em 2º lugar, tendo inclusive perdido em 1947/1948 pelo confronto directo, pois terminou em igualdade pontual com os leões.

Em 1948/1949, e já em final de carreira, triunfou novamente na Taça de Portugal, desta vez derrotando na final o Atlético CP, por 2-1. A época seguinte marca o final de jejum do Benfica, que conquistou sem contestação o seu 7º Campeonato Nacional, 4º com o contributo de Guilherme Espírito Santo. No entanto, o extremo apenas actuou num jogo nesta época. Despediu-se dos relvados em 8 de Dezembro de 1949, com 30 anos, num jogo onde o Benfica venceu a A. Académica de Coimbra por 7-1. Jogou os últimos 15 minutos, a avançado-centro, despedindo-se para sempre do futebol. Participou durante 12 temporadas na equipa principal do “Glorioso”, com nove épocas a titular. Jogou um total de 24 561 minutos (correspondentes a 17 dias a jogar ininterruptamente) em 285 jogos, marcando 199 golos. Entre 4 de Abril de 1937 e 17 de Abril de 1938, durante um ano, participou nos 42 jogos consecutivos da equipa principal, num total de 3 735 minutos. Entre 285 jogos e 199 golos, em destaque 116 jornadas e 79 golos no Campeonato Nacional, 22 jogos (e 16 golos) na Taça de Portugal, 60 jornadas (e 45 golos) no Campeonato Regional de Lisboa, oito encontros (seis golos) na Taça de Honra da AFL, um jogo e um golo na Taça Império (inauguração do Estádio Nacional, no Vale do Jamor), 44 jogos (e 36 golos) em particulares nacionais, sete jogos internacionais particulares e 15 encontros (e sete golos) em jogos nacionais em torneios.

Sempre ligado ao seu clube, continuou a representar o Benfica na modalidade de Ténis, jogando durante três décadas, mostrando nos courts a sua vocação de desportista, sagrando-se campeão regional e nacional em representação do clube. Foi homenageado pelo Benfica, com o mais alto galardão da história do clube, a Águia de Ouro, em 15 de Junho de 2000 e designado presidente Honorário do Centenário do Sport Lisboa e Benfica.

Espírito Santo entrou na história ao ser o primeiro futebolista negro a representar Portugal. A sua estreia deu-se num jogo contra a selecção espanhola e logo na primeira vitória conseguida pelas cores portuguesas. Foi em 28 de Novembro de 1937, em Vigo, depois de 11 derrotas e 1 empate, frente à congénere espanhola. Numa altura em que os jogos internacionais escasseavam, foi 8 vezes internacional A pela formação das Quinas, tendo apontado 1 golo.

Foi por acaso que o jovem futebolista do Benfica descobriu que também tinha jeito para outra modalidade. Em 1938, num treino da sua equipa, no Estádio das Amoreiras, a bola escapou-se para o local onde se praticava atletismo e quando buscava o esférico, o futebolista do Benfica saltou despreocupadamente por cima de um obstáculo, colocado a 1 metro e 70 do chão, surpreendendo até os próprios atletas que não conseguiam transpor essa barreira.

Num tempo em que o desporto era amador, tornava-se possível conciliar várias modalidades. Guilherme Espírito Santo foi então convidado para praticar salto em altura, salto em comprimento e triplo-salto, pela secção de atletismo do Benfica. Sagrou-se bicampeão nacional em todas as actividades, altura, comprimento e triplo-salto. Melhorou o recorde nacional do salto em altura, por duas vezes, em 1940, e no salto em altura, a sua marca de 1.88 metros foi mesmo recorde ibérico e manteve-se como o máximo nacional durante 20 anos. A sua aptidão para o desporto, aliada ao desportivismo que sempre o caracterizou, valeram-lhe a condecoração com o prémio fair-play, pelo Comité Olímpico Internacional, em 1999.

Mesmo depois de retirado, tanto do futebol como do atletismo, a vocação desportiva de Espírito Santo manteve-se inalterada. Praticou ténis até uns impressionantes 85 anos de idade e sagrou-se Campeão Nacional em terceiras-categorias, com 60 anos.

Faleceu com 93 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...