terça-feira, 22 de novembro de 2022

22 DE NOVEMBRO - MARJANE SATRAPI

EFEMÉRIDE - Marjane Satrapi, de seu verdadeiro nome Marjane Ebihamis, romancista gráfica, ilustradora, cineasta e escritora franco-iraniana, nasceu em Rasht, Irão, no dia 22 de Novembro de 1969.

Ficou conhecida como a primeira iraniana a escrever história em banda desenhada. A adaptação animada da sua série de quadradinhos “Persépolis”, que ela co-dirigiu com Vincent Paronnaud, foi nomeada para o Oscar.

Marjane Satrapi cresceu em Teerã numa família que se envolveu com os movimentos comunista e socialista no Irã, antes da Revolução Iraniana. Ali frequentou o Lycée Français e presenciou, durante a infância, à crescente repressão das liberdades civis e às consequências da política iraniana na vida quotidiana dos habitantes do país, incluindo a queda do Xá, o regime inicial de Ruhollah Khomeini e os primeiros anos da Guerra Irã-Iraque.

Em 1983, então com 14 anos, Satrapi foi mandada para Viena de Áustria, pelos seus pais, a fim de fugir do regime iraniano.

Lá, estudou no Liceu Francês de Viena. De acordo com a sua autobiografia gráfica, “Persépolis”, ela permaneceu em Viena durante o ensino médio, morando na casa de amigos, em pensionatos e repúblicas estudantis, até finalmente ficar desabrigada e viver nas ruas.

Após um ataque quase mortal de pneumonia, em decorrência das graves condições de vida, ela voltou ao Irã. Conheceu um homem chamado Reza, com quem se casou aos 21 anos e divorciou-se cerca de três anos depois.

Em seguida, estudou Comunicação Visual e, posteriormente, obteve o mestrado em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas-Artes em Teerã, Universidade Islâmica Azad.

Satrapi, em seguida, mudou-se para Estrasburgo, França. Vive actualmente em Paris, onde trabalha como ilustradora e é autora de livros infantis.

Satrapi também foi responsável pela arte do álbum “Préliminaires”, do roqueiro Iggy Pop.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...