terça-feira, 8 de novembro de 2022

8 DE NOVMBRO - JOANA VASCONCELOS

EFEMÉRIDE - Joana Baptista Vasconcelos, artista plástica portuguesa, nasceu em Paris no dia 8 de Novembro de 1971.

Representou Portugal na Bienal de Veneza de 2013, depois de se afirmar internacionalmente na exposição que fez no Palácio de Versalhes, por convite feito em 2012 pelo presidente da instituição, Jean-Jacques Aillagon, dando seguimento ao programa de arte contemporânea iniciado em 2008.

Depois do americano Jeff Koons, dos franceses Xavier Veilhan e Bernar Venet e do japonês Takashi Murakami, Joana Vasconcelos foi a primeira mulher e a mais jovem artista contemporânea a expor em Versalhes, exposição esta que teve o maior número de visitantes dos últimos cinquenta anos até à sua data.

A representação na Trienal de Echigo Tsumari, no Japão, em 2006, a exposição Contaminação, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Brasil, ou a participação na importante exposição colectiva Un Certain État du Monde? A Selection of Works From François Pinault Foundation Collection, realizada no Garage Centre for Contemporary Culture, em Moscovo, em 2009, deram sequência a uma singular carreira internacional.

Sem Rede, a grande antológica apresentada em 2010, no Museu Colecção Berardo, constituiu um enorme sucesso junto do público, estabelecendo-se como a exposição, realizada em Portugal, mais visitada de sempre.

Em Junho 2011, a instalação Contaminação de Vacas (Se as vacas voassem, chovia leite) abriu a importante exposição colectiva The World Belongs to Yolo, que o Palazzo Grassi inaugurou em Junho de 2009.

Inaugurou nova exposição em Portugal (23 de Março a 25 de Agosto de 2013) no Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa).

Joanas Vasconcelos é filha de pais portugueses emigrados em França. O pai era fotógrafo, a mãe estudou na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e a avó era pintora. Com 3 anos, veio com a família para Portugal.

Estudou na Escola António Arroio, em Lisboa, e depois na Ar.Co, onde estudou Artes. Nesta escola, foi apoiada por Delfim Sardo e por Castro Caldas.

Entrou na Galeria 1111, onde conheceu Júlio Pomar, Paula Rego, Graça Morais e vários escultores dos anos 1970.

A natureza do processo criativo de Joana Vasconcelos assenta na apropriação, descontextualização e subversão de objectos pré-existentes e realidades do quotidiano. Esculturas e instalações, reveladoras de um agudo sentido de escala e domínio da cor, assim como o recurso à performance e aos registos vídeo ou fotográfico, colaboram na materialização de conceitos desafiadores das rotinas programadas do quotidiano.

Partindo de engenhosas operações de deslocação, reminiscência do Ready-made e das gramáticas nouveau réaliste e pop, a artista oferece-nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica da sociedade contemporânea e dos vários aspectos que servem os enunciados de identidade colectiva, em especial aqueles que dizem respeito ao estatuto da mulher, diferenciação classista, ou identidade nacional. Resulta desta estratégia, um discurso atento às idiossincrasias contemporâneas, onde as dicotomias artesanal-industrial, privado-público, tradição-modernidade e cultura popular-cultura erudita surgem investidas de afinidades aptas a renovar os habituais fluxos de significação característicos da contemporaneidade.

Em 2013, a artista representou Portugal com no pavilhão português da Bienal de Veneza. A exposição individual intitulada “Trafaria Praia” aconteceu em um barco ancorado e funcionou como uma galeria de arte flutuante.

Em 2018, apresentou a exposição retrospectiva “I’m Your Mirror” no Guggenheim de Bilbao (Espanha), tendo sido a única artista portuguesa a realizar o feito. Na ocasião, foram expostos 30 trabalhos cobrindo cerca de 25 anos da sua carreira em artes.

Em 2020, Joana Vasconcelos foi convidada a apresentar a sua primeira exposição individual nos Estados Unidos, para a inauguração do MassArt Art Museum, em Boston, no estado de Massachusetts. A exposição intitulada “Joana Vasconcelos: Valkyrie Mumbet” honra a memória de Elizabeth Freeman, a mulher escravizada que abriu o primeiro processo por liberdade baseada nas leis de igualdade do estado, na época. A exposição deu continuidade ao trabalho da artista em celebrar a vida de mulheres importantes da história internacional.

As intervenções no domínio de arte pública assumem especial relevância no trabalho da artista, destacando-se os projectos: Portugal a Banhos, Doca de Santo Amaro, Lisboa (2010); La Théière, Le Royal Monceau, Paris (2010); Sr. Vinho, Mercado Municipal de Torres Vedras, Torres Vedras (2010); Jardim Bordallo Pinheiro, Jardim do Museu da Cidade, Lisboa (2009); Vitrine, Rua do Alecrim, nº12, Lisboa (2008); Varina, Ponte D. Luís I, Porto (2008); A Jóia do Tejo, Torre de Belém, Lisboa (2008); e Suspensão, Santuário de Fátima, Cova da Iria (2017).

Em 2006, recebeu o prémio The Winner Takes It All, da Fundação Berardo, com a obra “Néctar”, actualmente instalada no Museu Colecção Berardo.

Em 2003, recebeu a distinção Mulheres Criadoras de Cultura, na categoria Artes Plásticas, atribuída pelo Governo Português.

Em 2003, foi-lhe também atribuído o prémio Fundo Tabaqueira Arte Pública pelo seu projecto de intervenção no Largo da Academia das Belas Artes, em Lisboa.

Em 2000, venceu o Prémio EDP Novos Artistas.

Em 10 de Junho de 2009, foi feita comendadora da Ordem do Infante D. Henrique. Premiada também com a Ordem das Artes e das Letras em 2022.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...