quinta-feira, 24 de novembro de 2022

24 DE NOVEMBRO - VIRGÍNIA ALMEIDA

EFEMÉRIDE - Virgínia Folque de Castro e Almeida Pimentel Sequeira e Abreu, escritora e tradutora portuguesa do século XIX e XX, nasceu em Lisboa no dia 24 de Novembro de 1874. Morreu na mesma cidade em   20 de Fevereiro de 1945.

Era fluente em português, francês, inglês e alemão. O seu trabalho focou-se na literatura infantil e juvenil, mas também publicou obras de divulgação da história e da cultura portuguesas, em francês e em inglês.

Virgínia Almeida nasceu na freguesia da Lapa. Era filha de Luís Caetano de Castro e Almeida Pimentel de Sequeira e Abreu, conde de Nova Goa, e de Virgínia Folque.

Em 20 de Julho de 1895, com 20 anos, Virgínia casou com João Coelho Prego Meira Vasconcelos, de quem se divorciou. Desta relação resultaram três filhos.

Junto com os dois filhos mais velhos, Virgínia Almeida investiu o seu próprio dinheiro na criação de uma empresa produtora de filmes, a Fortuna Films, em 1922, com sede na sua própria residência em Paris. A empresa lançou apenas dois filmes: “A Sereia de Pedra” (1922) e “Os Olhos da Alma” (1923), ambos com argumento de Castro e Almeida e dirigidos pelo realizador francês Roger Lion.

Os Olhos da Alma” desenrola-se na Nazaré, cidade portuguesa que foi assim descoberta pela primeira vez para o cinema. Embora não tenha sido creditada como tal em “Os Olhos da Alma”, Virgínia de Castro e Almeida foi a produtora do filme e também trabalhou na sua edição final com Ayres d’Aguiar.

Faleceu em Lisboa, na freguesia da Lapa, aos 70 anos de idade, vítima de cancro. Jaz no Cemitério da Ajuda, em Lisboa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...