sábado, 19 de novembro de 2022

19 DE NOVEMBRO - MATT SORUM

EFEMÉRIDE - Matt Sorum, de seu nome completo Matthew William Sorum, baterista norte-americano, conhecido pelos seus trabalhos com os grupos The Cult, Guns N’ Roses e Velvet Revolver, nasceu em Mission Viejo, Califórnia, no dia 19 de Novembro de 1960.

Entrou para o Rock and Roll Hall of Fame como membro do Guns N’ Roses em 2012.

Em 1990, Steven Adler, então baterista do grupo, enfrentava sérios problemas com drogas, o vicio em heroína e cocaína não o deixava tocar. «Tivemos que fazer 30 takes para gravar “Civil War”, ele tinha-se drogado demais e passou mal com a heroína e a faixa foi extremamente editada pela gravadora», declarou Slash (na época, guitarrista da banda).

Uma cláusula no contrato dizia que cada vez que Adler se drogasse perderia $30,00 dólares, mas não deu certo, então Axl mudou a cláusula para se ele se drogasse ele sairia da banda, e foi o que aconteceu, em 1990. Eele foi despedido do Guns N’ Roses, que começou à procura de um bom baterista. Slash já havia visto Matt tocar com os ingleses The Cult e indicou-o a Axl Rose.

Sorum estreou-se no Guns tocando no Rock in Rio II em 1991. As aparições de Matt no Guns N’Roses foram um sucesso, ele fazia solos com pedal duplo que deixavam os fãs loucos e o levou a ser eleito o melhor baterista do mundo.

Sorum tinha no Guns N’ Roses um estilo de tocar muito peculiar e levava uma vida tranquila, apesar das várias polémicas da banda que teve que aguentar. Em Agosto de 1997, saiu da banda devido a uma discussão que teve com Axl, pois tinha ouvido falar mal de Slash junto com o - na época - guitarrista rítmico Paul Tobias, os dois brigaram e acabou ali a história de Matt com a banda.

Em 1995, Matt Sorum ajudou Slash na composição de novas músicas que, segundo os planos da dupla, seriam usadas para o novo álbum do Guns N’ Roses. Como o material não foi aprovado por Axl Rose, Slash decidiu formar um novo grupo, a que deu o nome de Snakepit.

Por influência de produtores, que queriam chamar a atenção da imprensa e dos fãs, o nome escolhido acabou por ser Slash’s Snakepit. Matt foi chamado para a bateria e Gilby Clarke, que acabara de ser demitido do Guns n’ Roses por Axl, foi o escolhido para outra guitarra. Para o baixo, Mike Inez, do Alice in Chains, foi o escolhido. Para os vocais, o eleito foi Eric Dover.

Algum tempo depois de Matt ter saído do Guns N’ Roses, começou a tocar bateria com os seus antigos amigos Slash, Duff e Izzy Stradlin. Os quatro planeavam uma nova banda, mas para isso, Matt, Slash e Duff achavam que precisariam de um vocalista, ideia que desagradou a Izzy, que sugerira dividir os vocais com Duff. Além disso, Izzy queria fazer uma pequena tournée por clubes, viajando em vans, enquanto o resto da banda pensava em algo maior.

Já com o guitarrista Dave Kushner substituindo Stradlin, o grupo, ainda chamado The Project, tentou vários vocalistas, entre eles Sebastian Bach, mas não deu certo com ninguém. Myles Kennedy, Ian Astbury e Mike Patton nem sequer aceitaram fazer testes. Outro que inicialmente recusou ensaiar com o grupo foi Scott Weiland, que naquele momento ainda estava ocupado com o Stone Temple Pilots. No entanto, com o fim daquele grupo, Weiland aceitou o teste e foi recrutado.

O grupo gravou dois álbuns: “Contraband” (2004) e “Libertad” (2007). Em 1 de Abril de 2008, Weiland deixou o grupo, ficando a banda parada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...