quarta-feira, 30 de novembro de 2022

30 DE NOVEMBRO - ANDRÉ BRADFORD

EFEMÉRIDE - André Jorge Dionísio Bradford, jornalista e político português, nasceu em Ponta Delgada no dia 30 de Novembro de 1970. Morreu na mesma cidade em 18 de Julho de 2019.

Depois de uma destacada carreira política pelo Partido Socialista no Arquipélago dos Açores, foi eleito como deputado para o Parlamento Europeu, tendo exercido apenas durante um curto período, devido à sua morte súbita.

Era filho de mãe açoriana e pai americano. Licenciou-se em Comunicação Social e Cultural na Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica e, depois, concluiu o mestrado em Teoria e Ciência Política e o 2º ano do curso de Direito, igualmente na Universidade Católica. Era doutorando em Ciências da Comunicação, na mesma Universidade, com investigação na área da Comunicação Política.

Trabalhou como jornalista no “Açoriano Oriental” desde 1992 e no “Diário de Notícias” em 1997. No “Açoriano Oriental”, foi adjunto do director editorial da empresa Açormedia e colaborou como comentador político e colunista em diversos órgãos da comunicação social.

Em 2000, assumiu funções de assessor de imprensa na Secretaria Regional do Ambiente do Governo dos Açores, tendo posteriormente sido assessor político e secretário regional.

Em 2001, empregou-se no gabinete do presidente do Governo dos Açores, inicialmente como assessor de Cooperação Externa e, depois, como assessor dos Assuntos Políticos.

Em 2006, passou a ser o coordenador da Comissão Permanente da divisão açoriana do Partido Socialista, tendo sido nomeado como deputado ao Parlamento Regional, em 2004 e 2008.

Entre 2008 e 2012, ocupou a posição de secretário Regional da Presidência do Governo Regional dos Açores.

Em 2016, tornou-se presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

Em 26 de Maio de 2019, foi eleito para o Parlamento Europeu, tendo sido destacado pela Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas para fazer parte das comissões da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e das Pescas, e da Delegação para as Relações com os Estados Unidos.

Seria igualmente um membro suplente da Delegação para as Relações com o Canadá e da Comissão do Desenvolvimento Regional. Substituiu o eurodeputado Ricardo Serrão Santos. No entanto, exerceu durante pouco tempo, devido ao seu falecimento, tendo sido rendido no Parlamento Europeu por Isabel Estrada Carvalhais.

Em 8 de Julho de 2019, sofreu um episódio de síncope e paragem cardiorrespiratória na sua habitação, em Ponta Delgada. Transportado de emergência para o Hospital do Divino Espírito Santo, na mesma cidade, foi colocado em coma induzido, tendo falecido dez dias depois. Tinha 48 anos de idade, estava casado e era pai de quatro filhos.

Na sequência do seu falecimento, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, emitiu uma nota de pesar. Também o presidente da Delegação Socialista no Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho, a delegação nacional do Partido Socialista, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o Governo dos Açores, e as divisões açorianas do Partido Popular Monárquico, do Partido Comunista Português e do Bloco de Esquerda publicaram notas de pesar.

A divisão açoriana do Partido Socialista elogiou André Bradford pela sua inteligência e capacidade como orador e destacou os seus esforços na defesa dos interesses do arquipélago, enquanto que a delegação do Partido Social Democrata colocou as bandeiras a meia-haste e suspendeu todas as acções partidárias durante vários dias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...