sábado, 26 de novembro de 2022

26 DE NOVEMBRO - JORGE LISTOPAD

EFEMÉRIDE - Jorge Listopad (František Listopad, nascido Jiří Synek), escritor, crítico, realizador, encenador e professor português de origem checoslovaca (hoje checa), nasceu em Praga no dia26 de Novembro de 1921. Morreu em Lisboa, em 1 de Outubro de 2017. Em Portugal, naturalizou-se em 1962, adoptando o nome pelo qual ficou conhecido.

Listopad era doutor em Filosofia pela Universidade Carolinum (Praga), estando há várias décadas a residir em Portugal.

Encenou cerca de 60 peças e óperas na Checoslováquia, França, Alemanha, Suíça e Portugal. Colaborador da ORTF (Paris) e da RTP, realizou algumas centenas de programas dramáticos, sociológicos e antropológicos. Foi também autor de cerca de 40 livros de prosa, poesia e ensaio, escritos em português, checo, francês, sueco, italiano, lituano e servo-croata.

Pertenceu à resistência e obteve pelos serviços prestados à causa da liberdade a Medalha do Presidente Tito.

Foi membro da Associação Portuguesa de Escritores, do Pen-Club Internacional, da Sociedade Portuguesa de Autores e da Associação Internacional de Críticos de Teatro.

Sobre a sua vida e obra foram realizados e projectados dois filmes: um da autoria do cineasta checo Jan Nemec (2000), e outro da autoria do cineasta português Pedro Sena Nunes - “Quatro estações e Outono” (2018).

Em Paris, onde permaneceu durante dez anos, escreveu no “Parallele 50” ao mesmo tempo que trabalhava na televisão. Na capital francesa, conheceu pessoalmente Aragon, Beckett, Camus, Céline, Cocteau, Ionesco, Malraux, Marcel Marceau, Marguerite Duras, Mitterrand, Romain Rolland, Sartre e Tristan Tzara, entre outros. Em 1958, deixou de trabalhar para a ORTF e passou a residir em Portugal.

Funda a RTP Porto, no Monte da Virgem, e entrou para os quadros da RTP como realizador de televisão. No Porto, encontrar-se com a intelectualidade portuense - Agustina Bessa-Luís, Ângelo de Sousa, António-Pedro Vasconcelos, Fernando Echevarría, Eugénio de Andrade, Marcela Torres, Óscar Lopes, Sophia de Mello Breyner Andresen, etc.

A convite do antropólogo Jorge Dias, Jorge Listopad veio para Lisboa leccionar Antropologia do Quotidiano no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Foi director da Sala Experimental do Teatro Nacional D. Maria II e vogal da Comissão Consultiva do mesmo teatro, de 1983 a 1986.

Em 1981, criou o Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa e dirigiu-o até 2008.

Foi presidente da Comissão Instaladora da Escola Superior de Teatro e Cinema. Criou um novo edifício para a Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora, com projecto do arquitecto Manuel Salgado.

Foi membro da Comissão Cultural da Universidade Técnica de Lisboa.

Depois da segunda guerra mundial, fundou com colegas o jornal “Mladá Fronta”, que ainda hoje se publica em Praga.

Colaborou nos principais jornais portugueses e checos, nomeadamente “O Comércio do Porto”, “Diário de Notícias”, “Diário de Lisboa” e “Expresso”, mantendo, à data da sua morte, as rubricas “Segunda Via” e “Coelhinho” no “Jornal de Letras, Artes e Ideias”.

Jorge Listopad faleceu a 2017, em Lisboa, aos 95 anos de idade.

Em Portugal, como encenador, recebeu quatro Prémios da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

Jorge Listopad recebeu o Prémio Bordalo (1969), ou Prémio da Imprensa, como encenador na categoria Teatro, pela peça “A Dança da Morte”, partilhado com o encenador Norberto Barroca (“Fando e Lis”). Em cerimónia realizada em 1970, a Casa da Imprensa distinguiu na mesma categoria (Teatro) os actores Cármen Dolores e João Perry e o autor Alves Redol a título póstumo. O Prémio Revelação foi para a actriz Manuela de Freitas e dois Prémios Especiais de Mérito foram atribuídos aos Grupos Cénicos das Faculdades de Direito e de Letras da Universidade de Lisboa.

Como encenador da peça “O Fim”, partilhou o Prémio Bordalo (1971), ou Prémio da Imprensa, entregue pela Casa da Imprensa em 1972, na categoria Teatro, com o encenador Carlos Avilez (“Ivone, Princesa da Borgonha”). Nesta categoria foram também distinguidos os actores Manuela de Freitas, Glória de Matos, Rui de Carvalho, António Montez e Maria Vitória (Revelação) e o cenógrafo Rui Mesquita.

Em 8 de Janeiro de2015, foi feito grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Fora de Portugal, Listopad foi distinguido com: Medalha Militar Checoslovaca da Resistência (1945); nomeado Companheiro do Marechal Tito (1946); Prémio da Academia de Artes e Ciências de Praga, pelo conjunto da sua obra; 1º Prémio do Conselho Cultural de Estocolmo (1952); 1º Prémio da Rádio Europa Livre de Poesia (1954); Prémio Academia Cristã em Roma pelo ensaio “Tristão ou a Traição de um Intelectual”, com versão portuguesa de Eugénio de Andrade; Prémio Itália (1977); Medalha de Ouro do Prémio Europeu Franz Kafka (2000); Medalha de Mérito Nacional da República Checa (2001); Prémio Gratias Agit (Praga, 2004); Man of the Year pelo International Biographical Centre (2005); Prémio Jaroslav Seifert (Praga, 2007); e doutor honoris causa pela Universidade de Brno (República Checa, 1992) e pela Universidade Carolina (Praga, 2002).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...