segunda-feira, 7 de novembro de 2022

7 DE NOVEMBRO - JOE FRAZIER

EFEMÉRIDE – Joseph “Joe” William Frazier, pugilista norte-americano, campeão mundial de boxe na categoria de pesos-pesados, morreu em Filadélfia no dia 7 de Novembro de 2011. Nascera em Beaufort, Carolina do Sul, em 12 de Janeiro de 1944.

A sua carreira estendeu-se pelas décadas de 1960 e 1970, ficando famosos os combates que disputou com Muhammad Ali e George Foreman, para o título de campeão de pesos-pesados.

Quando o menino Joseph William Frazier recebeu os seus primeiros treinos de boxe na Filadélfia, era apenas com o intuito de perder peso, ninguém imaginou a tremenda carreira que estaria por vir e o enorme guerreiro que estava para surgir.

Frazier casou-se quando tinha apenas 15 anos de idade e mudou-se para a Filadélfia. Aqui, começou a lutar boxe e estabeleceu uma carreira amadora sólida, sendo derrotado apenas uma vez contra Buster Mathis, nas eliminatórias para os Jogos Olímpicos de 1964.

Porém, quando uma contusão impediu Buster Mathis de viajar até Tóquio, para os Jogos, Frazier foi no seu lugar e acabaria voltando para os EUA com a medalha de ouro no peito. A partir daquele momento, muitos do meio do boxe passaram a prestar mais atenção no garoto que jamais desperdiçava as oportunidades que a vida lhe oferecia e sempre encarava os desafios com uma bravura singular.

Então, Joe Frazier tornou-se profissional, em 1965, pondo KO com facilidade os seus 11 primeiros adversários, até enfrentar o argentino Oscar Bonavena, que era top 10 dos pesados em 1966.

Após vencer Ringo numa decisão de 10 rounds, Frazier enfrentou outro adversário de respeito, Eddie Machen, vencendo-o em 10 rounds. Já em 1967, com vitórias sobre o duríssimo canadiano George Chuvalo (KO no 4º round), Frazier era considerado um dos 10 melhores da categoria e um dos pugilistas mais temidos do mundo.

Com o seu estilo de pressão interrupta e condicionamento físico invejável, Joe rapidamente se tornou popular, culminando em 1968 com uma vitória sobre o seu antigo rival de amadorismo, Buster Mathis.

Depois de vencer outros oponentes de destaque, como Manuel Ramos, novamente Bonavena e o competente Jerry Quarry, finalmente Joe teria uma chance pelo título mundial. O adversário seria o duro e habilidoso Jimmy Ellis, que acabara de vencer Floyd Patterson.

No Madison Square Garden, em NY, o que se viu foi Joe dizimar, inapelavelmente, o competitivo Ellis em 5 rounds. Joe defendeu quatro vezes com sucesso o título, até que foi finalmente vencido por George Foreman, em 1973.

Joe Frazier era um dos pesos-pesados mais baixos da história (medindo 1,82).

Joe Frazier foi um dos responsáveis por popularizar o estilo in fighter ou swarner. (Nos Estados Unidos, é muito usada a denominação “swarmer”, originada de “swarm”, que significa enxame de abelhas; poderíamos traduzi-la livremente como “metralhadora de socos”).

As famosas cenas da corrida na escadaria de um museu e do treino com socos em carne congelada, do filme “Rocky”, foram baseadas no método peculiar de treino de Frazier, no início da carreira.

Joe Frazier faleceu em 2011 na Filadélfia, aos 67 anos, em consequência de um cancro no fígado, diagnosticado apenas um mês antes da sua morte. Um comunicado divulgado pela família confirmou que Frazier falecera num asilo, onde estava internado, depois dos médicos não lhe deram qualquer esperança de sobrevivência. Antes de descobrir o cancro, Frazier levava uma vida normal, com aparições regulares para dar autógrafos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...