quinta-feira, 17 de novembro de 2022

17 DE NOVEMBRO - DANNY DEVITO

EFEMÉRIDE - Daniel Michael “Danny DeVito Jr., actor, humorista, realizador, produtor, guionista e dobrador norte-americano de origem italiana, nasceu em Asbury Park no dia 17 de Novembro de 1944.

Alcançou a fama com o papel de Louie De Palma na série “Taxi”, produzida entre 1978 e 1983, pelo qual venceu um Globo de Ouro e um Emmy do Primetime. Especializado em papéis cómicos, DeVito, desde muito cedo, mostrou reais capacidades interpretativas. A partir desta série, DeVito destacou-se em diversos filmes de Hollywood, entre eles “Terms of Endearment”, “Ruthless People”, “Romancing the Stone”, “Throw Momma from the Train” e “The Jewel of the Nile”, além de “Twins e o filme Batman Returns”, no qual interpretou o vilão Pinguim.

DeVito também se destacou na dobragem e como produtor e director de cinema. Em 1992, ele e a sua esposa Rhea fundaram a Jersey Films, que já produziu diversos filmes como “Pulp Fiction”, “Erin Brockovich” e “Garden State”. Ele dirigiu os filmes “The War of the Roses”, “Throw Momma from the Train”, “Hoffa, Matilda, Death to Smoochy” e “Duplex” (na maioria destas produções, Devito também actuou como actor ou como narrador).

Como dobrador, Devito já dobrou Herbert Powell Simpson (irmão do Homer) em “Os Simpsons”, o Sr. Swackhammer em “Space Jam”, o Filoctetes em “Hércules”, o Lorax no filme de mesmo nome, entre outros trabalhos na área.

A baixa estatura de DeVito é resultado de múltiplas displasias epifisárias (doença de Fairbank), uma desordem genética rara que afecta o crescimento ósseo em determinados locais do corpo.

DeVito nasceu n um município de Nova Jersey, filho do empreendedor Daniel DeVito, Sr. e de Julia DeVito Moccello. Ele cresceu numa família de cinco, com seus pais e duas irmãs mais velhas. É de ascendência italiana.  A sua família é originalmente de San Fele, Basilicata. Foi criado em Asbury Park, Nova Jersey.

DeVito foi criado como católico e frequentou a Oratory Preparatory School, um internato em Summit, Nova Jersey, formando-se em 1962. Ele foi ao internato pela primeira vez quando tinha 14 anos, depois de persuadir o seu pai para enviá-lo para lá e assim mantê-lo fora de problemas. Depois de deixar o internato, ele ingressou na Academia Americana de Artes Dramáticas, em Nova Iorque, formando-se em 1966.

Nos seus primeiros dias de teatro, ele apresentou-se com o Colonnades Theatre Lab, no Eugene O’Neill Theatre Centre de Waterford e, junto com a sua futura esposa, Rhea Perlman, apareceu em diversas peças produzidas pela Westbeth Playwrights Feminist Collective.

DeVito é casado com a também actriz Rhea Perlman, com quem contracenou na série “Taxi” e no filme “Matilda”, de 1996. O actor e sua esposa conheceram-se em 17 de Janeiro de 1971 quando ela foi assistir a uma peça de teatro na Broadway, onde ele participava. Tornaram-se amigos e começaram depois a namorar. Oficializaram a relação em 28 de Janeiro de 1982. Eles têm três filhos: Lucy Chet DeVito (nascida em 1983), Grace Fan DeVito (nascida em 1985) e Jacob Daniel DeVito (nascido em 1987).

DeVito e Perlman separaram-se em Outubro de 2012. No entanto, em Março de 2013, foi relatado que eles se reconciliaram e cancelaram o divórcio. O casal, mais tarde, separou-se pela segunda vez, em 2017, em termos amigáveis. Em Março de 2018, foi informado que DeVito e Perlman haviam-se reconciliado novamente e estavam planeando renovar os seus votos matrimoniais.

Entre vários prémios, Danny foi ainda nomeado para um Oscar de Melhor Filme, em 2001.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...