sexta-feira, 18 de novembro de 2022

18 DE NOVEMBRO - BORGES COUTINHO

EFEMÉRIDE - Duarte António Borges Coutinho, 4º marquês da Praia e Monforte e representante do título de barão do Linhó, empresário português que serviu como presidente do SL e Benfica entre 12 de Abril de 1969 e 26 de Maio de 1977, nasceu em Lisboa no dia18 de Novembro de 1921. Morreu em Londres, em 19 de Maio de 1981.

Educado entre a Grã-Bretanha, a Irlanda do Norte e Portugal, Borges Coutinho inscreveu-se como sócio do SL e Benfica em 1959, com 37 anos de idade.

Dez anos depois, tornou-se presidente do clube após derrotar Fernando Martins e Romão Martins nas eleições de 12 de Abril, com 58% dos votos.

Ficou encarregue dos destinos do clube durante oito anos (quatro mandatos bienais consecutivos). Durante este período, a equipa de futebol profissional venceu sete Campeonatos Nacionais (um deles sem derrotas, na época de 1972/73) e três Taças de Portugal. Este período permitiu ao Benfica consolidar a sua hegemonia no futebol português.

Durante a presidência de Borges Coutinho, em 1969, o Benfica tomou posse dos terrenos perto do Estádio da Luz, a fim de criar três campos de futebol, uma pista de atletismo sintética e oito campos de ténis. Foi premiado com a Águia de Ouro pelo clube, em 1973.

Após decidir não concorrer às eleições de 26 de Maio de 1977, foi sucedido na presidência do clube por José Ferreira Queimado.

Quatro anos depois, com 59 anos, faleceu em Inglaterra. Após a sua morte, o Benfica homenageou-o dando o seu nome ao novo pavilhão, o Pavilhão Borges Coutinho.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...