terça-feira, 29 de novembro de 2022

29 DE NOVEMBRO - ANA SOFIA MARTINS

EFEMÉRIDE - Ana Sofia Martins, modelo, apresentadora de televisão e actriz portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 29 de Novembro de 1986.

Ana Sofia é filha de pai cabo-verdiano e mãe portuguesa. Viveu com o pai nas semanas após a mãe ter saído de casa. Foi educada pelos padrinhos do irmão.

Aos 15 anos de idade, foi abordada na rua por uma agência de modelos. Entrou para a agência DXL e ingressou no circuito da moda internacional. Venceu um concurso em Portugal, que a levou a viajar para Istambul, na Turquia, de modo a representar o país na final do “Look Models International”. Saiu de lá com o 1º lugar e com contratos de algumas agências internacionais.

Ana Sofia participou em inúmeras campanhas publicitárias, destacando-se a da Benetton, que a catapultou para a fama, seguida de outras como MAC e Victoria’s Secret.

Na sua carreira de modelo salientam-se ainda editoriais de moda na “Marie Claire”, “Glamour” e “Cosmo Girls”, entre muitos outros. Desfilou para Narciso Rodriguez, Perry Ellis e Baby Phat.

Reconhecida como uma das manequins que mais se destacaram em 2009, foi nomeada na categoria de “Moda: Melhor Modelo Feminino” dos Globos de Ouro de 2010, a XV Gala. Seria posteriormente nomeada em 2011, 2013 e 2014.

Em Julho de 2012, vence o casting da MTV Portugal, tornando-se VJ do canal, ao lado de Diogo Dias.

Em Abril de 2014, lançou o seu próprio blog, o “Universo da Ana Sofia”, e tornou-se apresentadora da SIC Mulher com o programa A Minha Vida Dava um Blog. No mesmo ano, 2014, apresentou a cerimónia de entrega dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.

Já em 2015, Ana Sofia entrou no mundo da representação a convite de José Eduardo Moniz, para protagonizar a novela “A Única Mulher”, da TVI. Ainda na TVI, foi protagonista da também premiada “Ouro Verde” (2017).

Em 2018 representou o papel de Carolina em “Valor da Vida”.

A actriz casou-se com o músico David Fonseca em 27 de Setembro de 2019. À cerimónia, realizada numa quinta de Cascais, assistiram apenas familiares e amigos mais próximos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...