segunda-feira, 28 de novembro de 2022

28 DE NOVEMBRO - ED HARRIS

EFEMÉRIDE - Edward “Ed Allen Harris, actor e realizador norte-americano, nasceu em Englewood, Nova Jersey, no dia 28 de Novembro de 1950

Popularizou-se com os filmes “The Right Stuff”, “O Segredo do Abismo”, “Apollo 13”, “O Show de Truman - O Show da Vida” e, também, .com o telefilme “Game Change” e a série da HBO, “Westworld”.

O pai era cantor e a mãe uma agente de viagens. Durante os anos de escola, foi atleta de destaque, o que lhe valeu uma bolsa para estudar na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Alguns anos mais tarde, a família mudou-se para Oklahoma, onde Harris descobriu o seu interesse pela representação.

Uma vez em Oklahoma, inscreveu-se na Faculdade de Artes Cénicas da universidade estadual. Começou a actuar diante do público no teatro local, onde conseguiu um sucesso notável. Com isto, mudou-se para Los Angeles, onde continuou os estudos de interpretação no California Institute of the Arts.

O primeiro papel importante que desempenhou no cinema foi em “Borderline”, com Charles Bronson, no qual interpretou um assassino. Actuou noutros filmes até que, em 1983, se tornou uma estrela, devido à sua participação em “The Right Stuff”, que relata a história dos primeiros astronautas americanos de maneira humorística. O seu papel foi o de John Glenn. A partir de então, Harris foi ganhando fama como actor, interpretando todo o tipo de personagens em diversos filmes.

Foi nomeado para os Oscars por quatro vezes, três como Melhor Actor coadjuvante e uma como Actor principal.

Mais recentemente, demonstrou interesse pela realização. Estreou-se como realizador, em 2000, com o filme “Pollock”, com o qual ganhou vários prémios.

Harris está casado, desde 1983, com Amy Madigan, com quem tem uma filha.

Durante a sua carreira, já actuou em cerca de 80 filmes (1978/2019), 15 séries televisivas (1976/2016) e oito telefilmes (1977/2012).  Realizou dois filmes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...