sábado, 12 de dezembro de 2020

12 DE DEZEMBRO - MAYIM BIALIK

EFEMÉRIDE - Mayim Hoya Bialik, actriz e neurocientista norte-americana, nasceu em San Diego no dia12 de Dezembro de 1975. Actriz popular pelas suas interpretações nos filmes “Beaches”, “Blossom” e “The Big Bang Theory”.

Mayim é judia ortodoxa-moderna. O seu primeiro nome significa “água” em hebraico. Foi aceite nas Universidades de Harvard e Yale, mas recusou para entrar na UCLA, onde recebeu o doutoramento em Neurociência em 2008.

Os seus avós eram refugiados europeus do Holocausto, imigrantes da Polónia e Checoslováquia / Hungria. Bialik foi criada no judaísmo reformista.

De acordo com uma entrevista de 2009, o, seu bisavô era sobrinho de Chaim Nachman Bialik, um poeta russo, que se mudou para Telavive em 1920 e que hoje é considerado o poeta nacional de Israel.

Ficou conhecida por interpretar Blossom Russo na série “Blossom”, produzida pela NBC na década de 1990. Após terminar esta série, afastou-se dos holofotes e dedicou-se à sua carreira pessoal. Tornou-se Ph.D. em Neurociências pela UCLA.

Ela não deixou, porém, de actuar desde que se formou, mas nada tão expressivo como Blossom. Uma das aparições mais recentes foi na série “Fat Actress” com Kristie Alley, interpretando a vizinha da própria Kristie. Mayim foi também escolhida para fazer uma transformação no programa da TV americano “What Not to Wear” (“Esquadrão da Moda”).

Mayim participou em “The Big Bang Theory”, interpretando Amy Farrah Fowler, desde a quarta temporada, trabalho pelo qual foi nomeada para o Emmy de Melhor Actriz coadjuvante.

Em 2012, sofreu um grave acidente automobilístico, no qual quase perdeu um dos dedos da mão direita. Poucos dias depois, Mayim postou no seu Twitter que já estava a recuperar e não tinha de amputar nenhum dos seus dedos da mão. A actriz também declarou ter recebido muito carinho do elenco de “The Big Bang Theory”.

Foi casada com Michael Stone e teve dois filhos. Divorciaram-se em Novembro de 2012, alegando diferenças irreconciliáveis.

Mayim toca piano, trompete e contrabaixo, assim como harpa, que aprendeu a tocar para “The Big Bang Theory”. É ainda dançarina, tendo tido aulas nos intervalos das filmagens de “Blossom” (1990).  

É defensora dos direitos dos animais. Adoptou uma baleia, um lobo e um peixe-boi. Segue uma dieta vegana (sem produtos de origem animal de qualquer espécie).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...