terça-feira, 29 de dezembro de 2020

29 DE DEZEMBRO - PATRICIA CLARKSON

EFEMÉRIDE - Patricia Davies Clarkson, actriz norte-americana, nasceu em Nova Orleães no dia 29 de Dezembro de 1959. Foi nomeada para um Oscar e venceu um Emmy e um Globo de Ouro, entre outros prémios.   

Depois de estudar teatro na Costa Leste, Patricia lançou-se na carreira de actriz em 1985 (actuando como convidada, em “Spenser: For Hire”). Passou a trabalhar com frequência no cinema e na televisão.  Interpretou o papel principal em filmes como “The Untouchables”, “The Green Mile”, “Far from Heaven”, “Shutter Island”, “Good Night”, “Vicky Cristina Barcelona” e “Cairo Time”.

Patricia era, filha de uma vereadora da sua cidade natal, e de um administrador da Universidade de Medicina Estadual de Louisiana. O bisavô era natural de Barcelona, Espanha, e a bisavó era da Lituânia.

Patricia estudou Teatro na Universidade de Fordham, onde se formou, e fez o seu mestrado na Yale School of Drama. Fez papéis secundários numa série de filmes notáveis, no início da sua carreira.

O seu primeiro papel de destaque foi em “High Art” (1998). Em 2002, actuou como Sarah O'Connor (Tia Sarah) em “Six Feet Under”. Com este papel, venceu o Emmy Award de Melhor Actriz.

Em 2003, ganhou a aclamação da crítica e um Prémio Especial do Júri com o seu desempenho em quatro filmes que estreou no Festival Sundance de Cinema. No final do ano, foi nomeada para o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante, pelo seu papel em “Pieces of April”.

Em 2006, interpretou Sadie Burke, em “All the King's Men”, filmado na sua cidade natal, Nova Orleães. Em 2008, trabalhou em papéis secundários em “Elegy”, fazendo de namorada de um mulherengo, e em “Vicky Cristina Barcelona”, em que interpreta uma dona de casa infeliz no seu casamento.

No Verão de 2008, o produtor Gerald Peary convidou-a para narrar um documentário, o “For the Love of Movies: The Story of American Film Criticism”.

Patricia Clarkson participou na quarta temporada da série americana da NBC, “Parks and Recreation”.  

Continuou activa, no cinema e na televisão, pelo menos até 2018.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...