sábado, 5 de dezembro de 2020

5 DE DEZEMBRO - GOLPE DE ESTADO DE DEZEMBRO 1917

EFEMÉRIDE - O Golpe de Estado de Dezembro de 1917 foi uma acção militar contra o governo da República Portuguesa desencadeado no dia 5 de Dezembro de 1917.

  O líder do movimento foi Sidónio Pais, um major de Artilharia, professor e político. A revolta triunfou rapidamente, levando à formação de uma Junta Revolucionária Militar, presidida por Sidónio Pais, que assumiu o poder, ao mesmo tempo que impunha a dissolução do Parlamento e a destituição e exílio do presidente da República Bernardino Machado.

Em 11 de Dezembro, foi constituído um novo Governo chefiado por Sidónio Pais, o 15º do regime republicano. Para além dos elementos da Junta Revolucionária, o novo governo integrou três unionistas, dois centristas e um independente. O novo regime começou a ser apelidado pelos seus apoiantes como a República Nova.

No dia 27 de Dezembro de 1917, a República Nova de Sidónio Pais decretou alterações à Constituição Portuguesa de 1911, introduzindo um regime presidencialista, no qual o presidente do Ministério assumia as funções de presidente da República, enquanto não fosse eleito o novo presidente.

Em 28 de Abril de 1918, foi eleito o presidente da República por sufrágio directo e universal, sendo que o candidato único, Sidónio Pais, obteve 468 275 votos. Ficava consolidado o Sidonismo, regime que vigoraria até ao assassinato de Sidónio Pais, em Dezembro daquele an.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...