segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

28 DE DEZEMBRO - DENZEL WASHINGTON

EFEMÉRIDE - Denzel Hayes Washington, actor e produtor norte-americano, nasceu em Mount Vernon no dia 28 de Dezembro de 1954. Denzel já recebeu dois Oscars: o de Melhor Actor coadjuvante por “Glory” (1990) e o de Melhor Actor com “Training Day” (2002); um Prémio Tony; um SAG Award; dois Globos de Ouro e um outro pelo conjunto da sua carreira.

Filho de um pastor protestante e de uma esteticista, foi baptizado com o nome Denzel em homenagem ao médico homónimo que o fez nascer.

Denzel Washington entrou na Universidade de Fordham para seguir o curso de Jornalismo, que deixou inacabado, acabando por se formar em Teatro pela mesma Universidade, para seguir a carreira de actor. Estreou-se em telefilmes e obteve sucesso na telenovela “St. Elsewhere” de 1982.

A sua primeira grande oportunidade cinematográfica foi fornecida pelo realizador Richard Attenborough, que o convidou para desempenhar o papel do activista sul-africano Steve Biko em “Um Grito de Liberdade” em 1987 e, dois anos depois, conquistou o Óscar de Melhor Actor coadjuvante pelo seu desempenho de soldado num batalhão inteiramente negro, durante a guerra civil americana, em “Tempo de Glória”.

Voltaria a repetir uma nomeação desta vez para Melhor Actor (principal), pelo seu retrato do líder revolucionário Malcolm X de 1992. A sua carreira solidificou-se com êxitos de bilheteira, como “Pelican Brief”, ao lado de Julia Roberts, “Filadélfia”, co-estrelado por Tom Hanks - que ganhou o seu primeiro Oscar neste filme, o thriller “Crimson Tide”, de 1995, com Gene Hackman, e o filme de guerra, “Coragem Sob Fogo”, em 1996.

Depois de protagonizar mais um thriller, “The Bone Collector” em 1999, obteve mais uma nomeação para Melhor Actor pelo filme “The Hurricane”, baseado na história verídica do pugilista Rubin ‘Hurricane’ Carter, acusado injustamente de ter participado num duplo assassinato e encarcerado durante vinte anos até que um jovem fã, ao ler a sua autobiografia, tenta limpar o seu nome.

Washington voltaria à cerimónia dos Oscars em 2001, mas como vencedor, pelo seu desempenho no policial “Dia de Treinamento” interpretando Alonzo Harris, um agente do departamento de narcóticos que, ao acolher um agente noviço (Ethan Hawke), acaba por demonstrar a sua faceta de corrupto.

Ao aceitar o prémio, Denzel dedicou-o ao actor Sidney Poitier, homenageado pelo conjunto da sua carreira nessa mesma noite única, que entrou para a história do cinema e da Academia como a noite em que dois actores negros, Denzel Washington e Halle Berry, venceram as categorias de Melhor Actor e de Melhor Actriz.

Consagrado como uma das principais estrelas de Hollywood, continuou a apostar nos registos dramáticos: em “John Q” de 2002, foi um pai desesperado que decide manter como refém todo um hospital como protesto por não procederem a um transplante de coração ao seu filho, e estrelou em 2004, ao lado de Meryl Streep, “Sob o Domínio do Mal”, sinistra e competente refilmagem do sucesso dos anos 1960, com Denzel no papel que pertenceu a Frank Sinatra.

O actor é casado com Pauletta Washington, desde Junho de 1983, com quem tem quatro filhos.

Washington é um cristão devoto. Em 1995, doou 2,5 milhões de dólares para ajudar projectos de construção da pentecostal norte-americana Igreja de Deus em Cristo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...