domingo, 13 de dezembro de 2020

13 DE DEZEMBRO - VICENTE ALEIXANDRE

EFEMÉRIDE - Vicente Pío Marcelino Cirilo Aleixandre y Merlo, poeta espanhol da Geração de 27, morreu em Madrid no dia 13 de Dezembro de 1984. Nascera em Sevilha, em 26 de Abril de 1898. O seu primeiro livro, “Âmbito”, foi publicado em 1928. Recebeu o Nobel de Literatura de 1977.

Filho de uma família da burguesia espanhola, o pai era engenheiro dos caminhos-de-ferro. Nasceu em Sevilha, mas passou a sua infância em Málaga, onde foi colega de escola do futuro escritor Emilio Prados.

Mudou-se depois para Madrid, onde cursou Direito e Comércio. Em 1919, licenciou-se em Direito e obteve o título de intendente mercantil. Exerceu funções de professor de Direito Mercantil a partir de 1920 até 1922, na Escola de Comércio.

Em 1917, conheceu Dámaso Alonso em Las Navas del Marqués, onde veraneava, e através deste contacto descobriu Rubén Darío, Antonio Machado e Juan Ramón Jiménez. Iniciou deste modo uma profunda paixão pela poesia.

A sua saúde começou a deteriorar-se em 1922. Em 1925, diagnosticam-lhe uma nefrite tuberculosa, que terminou com a extirpação de um rim, operação realizada em 1932.

Publicou os seus primeiros poemas na “Revista de Occidente” em 1926. Conheceu e relacionou-se com Cernuda, Altolaguirre, Alberti e García Lorca.

Recebeu o Prémio Nacional de Poesia em 1934 e foi membro da Academia Real Espanhola desde 1949.

Depois da Guerra Civil não se exilou, apesar das suas ideias esquerdistas. Permaneceu na Espanha e tornou-se num dos mestres e exemplos para os poetas jovens.

Publicou 27 obras de poesia. Faleceu aos 86 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério de La Almudena.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...