quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

30 DE DEZEMBRO - DANIEL BARRY

EFEMÉRIDE - Daniel Thomas Barry, astronauta e cientista norte-americano, nasceu em Norwalk no dia 30 de Dezembro de 1953.

Entre 1975 e 1980, formou-se e fez o mestrado e o doutorado em Engenharia Eléctrica, nas Universidades de Cornell e de Princeton. Em 1982, recebeu o doutorado em Medicina da Universidade de Miami. Nos anos 1980, leccionou e fez pesquisas em medicina, em diversos laboratórios e universidades dos Estados Unidos.

Em 1992, Barry foi seleccionado pela NASA e fez treinos durante um ano, para o corpo de astronautas no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em Houston, qualificando-se como especialista de missão para vôos do ónibus espacial.

A sua primeira missão no espaço foi em Janeiro de 1996, na STS-72 Endeavour, onde fez seis horas de actividades extra-veiculares, como preparação para as futuras missões de construção da Estação Espacial Internacional e foi, juntamente com o japonês Koichi Wakata, o primeiro homem a jogar Go no espaço.

Em Maio de 1999, Barry voltou ao espaço na STS-96 Discovery, a primeira missão norte-americana a acoplar com a Estação Espacial e onde Barry acumulou mais sete horas fora da nave.

A sua terceira e última missão foi na STS-105, em Agosto de 2001, que levou a Expedição 3 até à estação orbital, instalou o módulo italiano Leonardo na estrutura. Barry acumulou assim mais onze horas em actividade extra-veicular.

Na sua carreira como astronauta, acumulou um total de 734 horas no espaço e 25 horas fora da nave.

Em 2006, Daniel Barry participou no programa Survivor, na CBS TV.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...