quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

16 DE DEZEMBRO - FILOMENA CAUTELA

EFEMÉRIDE - Filomena José Dias Fernandes Cautela, actriz e apresentadora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 16 de Dezembro de 1984. Tem no currículo a participação em diversas telenovelas portuguesas e a apresentação de programas de relevo na MTV Portugal e nos canais da RTP.

Iniciou a sua carreira em 2001 com a peça “Antígona”, encenação do professor Paulo Vaz (Externato Marista de Lisboa), encenador que - em 2002 - voltou a dirigi-la em “Se o Amor For Outra Coisa”, de Pedro Paixão. Integrou de seguida “A Noite dos Assassinos”, encenada por António Pires, “Agosto em Osage”, encenada por Fernanda Lapa, “Janis e a Tartaruga” e “Mil Olhos de Vidro”, de Luísa Pinto, entre outras. Em 2003, participou na série infantil/juvenil “Morangos com Açúcar”.

No cinema, participou em “Viúva Rica Solteira Não Fica”, uma longa-metragem de José Fonseca e Costa, e em curtas-metragens como “Night Shop” e “O Destino do Sr. Sousa” de João Constâncio, entre outras.

Na televisão, participou em “Bocage”, “Mundo Meu”, “A Vingança”, “Conta-me Como Foi” e “Cidade Despida”, entre muitas outras.

Em 2005, venceu o projecto “MTV VJ Casting”, lançado em Junho com o objectivo de escolher o novo apresentador português da MTV Portugal.

Em 2010, participou na peça “O Dia dos Prodígios”, de Lídia Jorge e encenada por Cucha Carvalheiro, onde contracenou com grandes nomes do teatro como Elisa Lisboa, José Martins, Luís Lucas ou Maria Emília Correia.

Em 2011, fez, para a RTP2, o programa “Fá-las Curtas”. Também em 2011, foi anunciado que terminaria a sua participação como apresentadora do “5 Para a Meia-Noite”.

Em 2013, fez parte do elenco residente do “Vale Tudo” com João Ricardo, César Mourão, Inês Castel-Branco, Rui Unas, Joaquim Horta, Custódia Gallego e Luciana Abreu.

Em 2017, co-apresentou a final do Festival RTP da Canção, com Catarina Furtado e Sílvia Alberto. Ainda em 2017, foi a porta-voz do “Festival Eurovisão da Canção”,' onde revelou os votos de Portugal a nível do júri nacional.

Em 2018, apresentou, juntamente com Pedro Fernandes, a final do Festival RTP da Canção, na RTP. No mesmo ano, apresentou o Festival Eurovisão da Canção, juntamente com Catarina Furtado, Daniela Ruah e Sílvia Alberto.

Em 2019, apresentou, juntamente com Vasco Palmeirim, a final do Festival RTP da Canção, na RTP.

Apresentou, novamente, o talk-show da RTP1,5 Para a Meia-Noite”, de 2015 a 2020.

Em Março de 2020, co-apresentou a final do Festival RTP da Canção, com Vasco Palmeirim na RTP. Ainda neste ano, apresentou na RTP1 o concurso “Quem Quer Ser Milionário? - Alta Pressão”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...