sábado, 26 de dezembro de 2020

26 DE DEZEMBRO - JEAN FERRAT

EFEMÉRIDE - Jean Ferrat, de seu verdadeiro nome Jean Tenenbaum, cantor, compositor e poeta francês, nasceu em Vaucresson, Hauts-de-Seine, em 26 de Dezembro de 1930. Morreu em Aubenas no dia 13 de Março de 2010.

Arquétipo do artista engajado, admirador do poeta Louis Aragon, era próximo das ideias comunistas, embora crítico do Partido Comunista Francês e da URSS. Estava pouco presente nos órgãos de informação. Apesar de ter abandonado as suas apresentações públicas em 1973, tinha muito sucesso tanto comercial como entre os críticos.

Era o mais novo dos quatro filhos de uma modesta família judia, que se mudou para Versailles em 1935. O pai era russo e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi deportado para Auschwitz, onde morreu. Ferrat deixou a escola para ajudar a família.

Começou a sua carreira no início dos anos 1950, num cabaré parisiense. Em 1956, musicou um poema de Louis Aragon, “Les yeux d’Elsa” (“Os olhos de Elsa”), cuja interpretação, por André Claveau, trouxe a Ferrat algum reconhecimento como compositor.

O seu primeiro disco, um single de 45 RPM, foi lançado em 1958, sem grande sucesso.

Somente em 1959, com o editor Gérard Meys, que também se tornou seu amigo e sócio, a sua carreira começou a desabrochar. Assinou um contrato com a Decca e lançou o seu segundo single, “Ma Môme”, em 1960, sob a direcção musical de Meys.

Em 1961, casou com a cantora Christine Sèvres, que cantava algumas das suas canções. Também conheceu Alain Goraguer, que se tornou arranjador das suas canções. O seu primeiro álbum, “Deux Enfants du Soleil”, foi lançado naquele ano.

Nuit et Brouillard”, lançado em 1963, recebeu o Grand Prix du Disque da Academia Charles Cros.

Jean Ferrat parou de se apresentar nos palcos em 1973. Em 1990, recebeu um prémio da Sociedade dos Autores, Compositores e Editores de Música de França.

Faleceu em 2010, após uma longa enfermidade. Tinha 79 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...