terça-feira, 8 de dezembro de 2020

8 DE DEZEMBRO - OMAR FONTANA


EFEMÉRIDE - Omar Fontana, empresário brasileiro fundador da companhia aérea Transbrasil, morreu em São Paulo no dia 8 de Dezembro de 2000. Nascera em Joaçaba, em 7 de Janeiro de 1927.  

Omar Fontana fundou, em 1955, a Sadia S/A Transportes Aéreos, que deu origem à Transbrasil.

Era licenciado em Direito e em Ciências Sociais, mas deixara a carreira académica para se tornar piloto da Panair do Brasil.

Omar fundou a companhia Sadia S/A Transportes Aéreos para fazer o transporte de carga para a empresa de alimentos Sadia, fundada pelo seu pai, Attilio Fontana.

Em 1957, a Sadia fez uma parceria com a Real Aerovias, na época a maior companhia aérea da América Latina, com 118 aviões. Então, como vice-presidente de Operações, Omar inaugurou os serviços regulares do Brasil para Los Angeles (EUA) e Tóquio (Japão). Quatro anos depois, Omar desfez a associação com a Real Aerovias Brasil.

No começo dos anos 1970, a Sadia transportes aéreos transformou-se na Transbrasil.

A empresa continuou então a sua expansão até que, em 1989, já com o nome de Transbrasil, quebra a hegemonia da Varig em rotas internacionais e conseguiu concessão para voos regulares destinados a Orlando e Flórida, nos EUA.

Mais tarde, Omar fez uma injecção de capital na empresa e inaugurou serviços diários do Rio de Janeiro e de São Paulo para Miami e Orlando. Na sequência, inaugurou voos para Washington, Nova Iorque, Buenos Aires, Viena, Amesterdão, Lisboa e Londres.

Em Julho de 1995, criou também a InterBrasil Star, empresa regional do grupo, que passou a ligar pequenas cidades do interior do Brasil aos principais aeroportos do país.

No ano de 1998, Omar afasta-se do comando da empresa, para se tratar de um cancro na próstata, mas permanece como presidente do conselho de administração. Faleceu aos 73 anos (2000).

Com a morte de Omar Fontana, a sua TransBrasil perdeu o rumo e, afogada em dividas, paralisa as suas operações. A Transbrasil encerrou as suas operações 362 dias após a morte do seu fundador. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...