sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

4 DE DEZEMBRO - MARISA TOMEI

EFEMÉRIDE - Marisa Veriga Tomei, actriz norte-americana de origem italiana, vencedora do Oscar de Melhor Actriz coadjuvante pela actuação em “Meu Primo Vinny” (1992), nasceu em Brooklyn no dia 4 de Dezembro de 1964.

Recentemente, actuou como May Parker no Universo Marvel Cinematográfico, fazendo a sua primeira aparição no filme “Capitão América: Guerra Civil” (2016) e, em 2017, repetiu o papel em Homem-Aranha: De Volta ao Lar”.

Filha de uma professora de inglês, e de um, advogado, tem um irmão que também é actor, Adam Tomei. Juntamente com o irmão, foi criada parcialmente pelos avos paternos, no bairro de Brooklyn Midwood.

Após graduar-se na Edward R. Murrow High School, frequentou a Universidade de Boston durante um ano, transferindo-se para a New York University, em 1983, após conseguir um papel na novela “As The World Turns”, da CBS. Abandonou a faculdade, após cursar apenas um ano, para seguir a carreira de actriz.

A sua estreia no cinema aconteceu em 1984, numa pequena participação no filme “The Flamingo Kid”, estrelado por Matt Dillon. Fez pequenas aparições ainda em “THE Toxic Avenger” (1985), “Playing for Keeps” em 1986 e “Zandalee” em 1991.

O seu primeiro papel de relevo foi em 1991, quando actuou ao lado de Sylvester Stallone numa comédia, que não foi bem recebida pela critica, mas Marisa foi nomeada para a Framboesa de Ouro.

No ano seguinte, confirmou, o seu valor, quando teve uma actuação impecável na comédia “My Cousin Vinny”, recebendo em 1993 o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante e o MTV Movie Awards de Actriz Revelação.

Foi ainda protagonista do drama “Untamed Heart” de 1993, “O Jornal” de 1994, “Only You” de 1994, “The Perez Family” de 1995 e “Happy Accidents” de 2000.

A partir de 2000, começou novamente a destacar-se, primeiro na sua actuação em “What Women Want”, depois em “Someone Like You”, em que o realizador do filme, Tony Goldwyn, elogiou publicamente a sua actuação.

Em 2001, Marisa brilhou no também elogiado “In the Bedroom”, com o qual foi nomeada novamente parta o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante e igualmente para o Globo de ouro.

Em 2007, apareceu na comédia “Wild Hogs”, ao lado de John Travolta, Tim Allen, William H. Macy e Martin Lawrence. O filme teve um enorme sucesso de bilheteira e foi um dos filmes a fazer mais receitas naquele ano.

Estrelou “Before the Devil Knows You're Dead”, ao lado de Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. Este papel recebeu uma atenção extra, pois Marisa apareceu nua em cenas de amor com os dois, Hoffman e Hawke.

Em 2009, foi nomeada pela terceira vez para o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante, pela segunda vez para o Globo de Ouro e pela primeira vez para o Bafta, pelo sua performance em “The Wrestler” (2008), em que fez o papel de uma stripper.

Marisa também tem feito um trabalho considerável no teatro, inclusive assumindo o papel de liderança na Broadway, em “Wait Until Dark” (1998) e “Salomé” em 2003.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...