segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

21 DE DEZEMBRO - SAMUEL JACKSON

EFEMÉRIDE - Samuel Leroy Jackson, actor norte-americano, nasceu em Washington no dia 21 de Dezembro de 1948. Alcançou a fama no início da década de 1990.

Recebeu diversos prémios pelas suas actuações, tendo sido protagonista em muitos filmes no cinema,  em  séries de televisão e em videogames.

Jackson é um dos actores mais prolíficos da história do cinema. Com os filmes em que participou, lucrou mais de 7 biliões de dólares, só nos Estados Unidos.  Mundialmente, com os filmes em que actuou, ganhou cerca de 17 biliões.

Embora tendo nascido na capital americana, cresceu como filho único em Chattanooga, no Tennessee, com a sua mãe. O pai viveu longe da família, em Kansas City (Missouri), onde morreu vítima do alcoolismo. Samuel viu o pai somente três vezes na vida.

Em Chattanooga, estudou na Riverside High (actualmente denominada Chattanooga School for the Arts and Sciences), uma escola segregada onde, durante alguns anos, tocou trompa e trompete na orquestra escolar. Fez a faculdade no Morehouse College, de Atlanta, onde co-fundou um grupo chamado Just Us Theater. Formou-se em 1972.

Depois do assassinato, em 1968, do líder pacifista pela igualdade racial nos Estados Unidos, Martin Luther King Jr., Jackson participou no funeral como um dos recepcionistas. Dali, voou para Memphis, para participar na marcha pela igualdade.

Jackson casou-se com a actriz Latanya Richardson, que conhecera ainda nos tempos do Morehouse College. O casal, que vive em Los Angeles, tem uma filha - Zoe - nascida em 1982. Jackson é um fã do futebol americano e torce pelos Atlanta Falcons, e de basquetebol, tendo especial predilecção pelas equipas do Toronto Raptors e dos Harlem Globetrotters. Apesar de o futebol não ser muito popular nos Estados Unidos, é adepto do Liverpool FC, equipa que conheceu durante as filmagens de “The 51st State”, na cidade inglesa de Liverpool.

É um entusiasta jogador de golfe, desporto que aprendeu a jogar e a apreciar. Declarou, numa entrevista, que os seus contratos têm sempre uma cláusula que lhe permite jogar golfe duas vezes por semana.

Jackson é calvo na vida real, embora goste de usar perucas pouco vulgares nos seus filmes. Para o filme “Black Snake Moan”, permitiram mesmo que ele escolhesse o penteado para o seu personagem. É fã de bandas desenhadas. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...