quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

23 DE DEZEMBRO - DAVE MURRAY

EFEMÉRIDE - David Michael Dave Murray, músico britânico, guitarrista da banda britânica de heavy metal, Iron Maiden, nasceu em Londres no dia 23 de Dezembro de 1956.

Junto com o baixista e líder da banda Steve Harris, Murray é o único integrante a tocar em todos os álbuns do grupo. Dave está no Iron Maiden desde 1976, tendo saído por um breve período em 1977. Porém, na Primavera do ano seguinte, foi convidado a juntar-se novamente ao grupo, no qual permanece até hoje. É amplamente considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas da história do heavy metal.

Dave, assim chamado pelos seus fãs, tem duas irmãs, Pauline (seis anos mais velha) e Janet (três anos mais nova). O apelido Murray tem origem na mistura de sangue irlandês e escocês da família do pai de Dave.

Frustração e pobreza levavam os pais de Dave a frequentes brigas. Quando isso ocorria, a mãe de Dave levava as crianças para o depósito do Exército da Salvação mais próximo, onde costumavam passar semanas, protegidos dos ocasionais ataques de fúria do pai.

O jovem Dave cedo se interessou por música, chegando mesmo a fazer uma guitarra de cartolina para fazer mímica com os discos dos Beatles das irmãs. Também arriscava brincar com o piano de um bar, que ficava próximo.

Em 1970, a sua família finalmente arranjou uma moradia mais certa, em Clapton. E assim como o seu futuro companheiro Steve Harris e muitos outros adolescentes do East End, durante um tempo Dave tornou-se um skinhead. Ao contrário de Steve, no entanto, ele adoptou o corte de cabelo típico da época.

Durante quase dois anos, Dave viveu a movimentada vida de turbulência urbana, antes de ir para o extremo oposto. Nesta época, Dave ouvia muito reggae, com a sua turma de skinheads.

O momento que mudou completamente a vida de Dave e que o levou a ter uma carreira que parecia impossível na sua época de coturnos e cabeça raspada, ocorreu aos 15 anos, quando ouviu pela primeira vez a música “'Voodoo Child (Slight Return)”de Jimi Hendrix, na rádio.

O amor de Dave pelo rock abrangeu tudo o que se referia à chamada “cultura do assunto”. Dave deixou o seu cabelo crescer muito (o que lhe trouxe muitas chacotas dos seus antigos colegas skinheads), adoptou roupas hippies e passou a ler a bíblia do rock da época, o jornal “Melody Maker”.

Começou também a assistir a shows e a sair com um novo grupo de amigos, sendo que o mais chegado a ele era Adrian Smith. Na época em que deixou a escola, Dave já tinha descartado a ideia de encontrar “um trabalho normal”. Ao invés disso, queria uma carreira como guitarrista, sonhando com o sucesso.

O seu primeiro grupo foi um trio chamado Stone Free, que ele e Adrian formaram com um outro colega de escola. Dave e Adrian continuaram a tocar juntos em vários conjuntos, mais ou menos improvisados, até ao final da adolescência, escrevendo algumas canções de vez em quando e conversando muito sobre o que fariam se conseguissem sucesso. Mas havia uma diferença: Adrian era mais voltado para a composição e queria ter a sua própria banda. Dave, ao contrário, vivia fazendo testes para outras bandas, ansioso por alcançar o seu objectivo de viver da música. Dave recebeu convite para entrar numa banda chamada Electric Gas.

Logo depois, entrou para os The Secret. Com eles, gravou a primeira música, chamada “Café De Dance” e saiu um compacto através de uma editora independente. Dave deixou os The Secret pouco depois.

Ia começar a sua carreira nos Iron Maiden que, na ocasião, atravessava um mau momento, com mudanças constantes. A situação, porém, estabilizou-se.

Lançaram um single que vendeu mais de três milhões de exemplares e despertou o interesse da gravadora EMI. Assinaram um contrato, tendo havido a edição de algumas colectâneas e mais um sigle, “"Running Free”.

Continuaram a haver mudanças na banda, mas Dave manteve.se sempre e a consagração do público é evidente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...