quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

17 DE DEZEMBRO - SÉBASTIEN OGIER

EFEMÉRIDE - Sébastien Ogier, piloto de ralis francês, várias vezes campeão mundial, nasceu em Gap no dia 17 de Dezembro de 1983.

Ogier venceu a categoria mundial júnior de 2008 e, no mesmo ano, estreou-se na categoria principal, onde participa desde então. O seu co-piloto é Julien Ingrassia, com o qual conquistou as edições de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2020 do Mundial de Ralis, após nove anos de hegemonia de Sébastien Loeb.

Depois de vencer a Copa Peugeot 206, em 2007, estreou-se no ano seguinte no Campeonato Mundial de Ralis Júnior, em que terminou como campeão, mesmo não disputando uma etapa, após conseguir três vitórias e um segundo lugar. No mesmo ano, também se estrearia na categoria principal, no Rali do México, terminando em oitavo.

No mundial seguinte, correndo pela equipa satélite da Citroën, a Citroën Júnior Team, conquistou o seu primeiro pódio, um segundo lugar no Rali da Acrópole. No final do campeonato, terminou na oitava posição, com 24 pontos.

Na sua terceira temporada no campeonato, conseguiria a primeira vitória, na etapa de Portugal. Ainda conquistaria mais uma vitória, no Rali do Japão. Já na temporada seguinte (2011), obteria duas vitórias consecutivas.

Ogier tornou-se, em 2013, o primeiro corredor a conquistar o Mundial de Ralis após os nove anos de hegemonia do seu conterrâneo Sébastien Loeb. Isto aconteceu devido à aposentadoria de Loeb, apesar do mesmo ter disputado quatro corridas durante a temporada. Ogier terminou o Mundial com 290 pontos, 114 pontos à frente do belga Thierry Neuville, tendo conquistado a vitória em nove das treze corridas da temporada. Chegou em segundo lugar em duas oportunidades (ambas atrás de Loeb) e não pontuou apenas na etapa da Alemanha, quando terminou a corrida apenas em décimo sétimo lugar.

Em 2017, depois da Volkswagen Motorsport anunciar a sua saída do Mundial, Ogier assinou com a equipe privada M-Sport World Rally Team, a qual utiliza o Ford Fiesta WRC. Ogier conquistou o seu quinto título, após terminar em terceiro lugar no Rali do País de Gales.

Em 2018, no seu segundo e último ano com a M-Sport World Rally Team, Ogier conquistou o seu sexto título e revelou também que tinha assinado com a Citroën Total World Rally Team para 2019/2020. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...