quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

3 DE DEZEMBRO - STEVEN SWANSON

EFEMÉRIDE - Steven Ray Swanson, astronauta norte-americano, nasceu em Syracuse noi dia 3 de Dezembro de 1960.

Formado em Engenharia e com mestrado em Sistemas de Computadores, entrou para a NASA em 1998 e a sua primeira viagem ao espaço foi a bordo da nave Atlantis, na missão STS-117 do ónibus espacial, em 8 de Junho de 2007, como especialista de missão e engenheiro de voo.

A sua segunda missão, como especialista de missão 2 da STS-119 Discovery, foi lançada de Cabo Kennedy em 15 de Março de 2009, para uma permanência de treze dias em órbita, quando instalou os últimos painéis solares na ISS e realizou cerca de doze horas de actividades extra-veiculares, para cumprir a tarefa.

Depois de duas missões nos ónibus espaciais, em 25 de Março de 2014 foi pela terceira vez ao espaço para uma missão de longa duração na ISS, como engenheiro de voo da nave russa Soyuz TMA-12M. Depois de integrar a Expedição 39, continuou em órbita, assumindo o comando da Expedição 40 até 10 de Setembro, quando retornou à Terra com os seus companheiros de tripulação da Soyuz.

Nas suas três missões espaciais, Steven Swanson acumulou um total de 27h58 min de caminhadas espaciais, em cinco saídas da ISS.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...