quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

24 DE DEZEMBRO - JOSÉ RIBEIRO E CASTRO

EFEMÉRIDE - José Duarte de Almeida Ribeiro e Castro, advogado e político português, nasceu em Lisboa no dia 24 de Dezembro de 1953.

Advogado de profissão, é licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, tendo tido também um percurso na comunicação social. Foi, nomeadamente, director de informação, director-geral e administrador da TVI (no período em que esta estação era controlada pelo Grupo Renascença e outras entidades ligadas à Igreja Católica). Foi vogal do Conselho de Opinião e presidente da Comissão de Fiscalização da RTP, e membro do Conselho Editorial da revista “Sábado”.

Militante destacado do CDS, participou na criação da Juventude Centrista e da Fundação dos Trabalhadores Democratas-Cristãos. Viria a liderar o CDS – Partido Popular, após a demissão de Paulo Portas, em 2005, num congresso realizado em Lisboa, em que derrotou a ala “portista” reunida em torno de Telmo Correia. Portas regressaria em 2007, derrotando Ribeiro e Castro em eleições directas.

Foi deputado à Assembleia da República, eleito nas legislaturas iniciadas em 1976, 1980, 1999, 2009 e 2011. Entre 2009 e 2011, presidiu à Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e, entre 2011 e 2013, foi presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura. No final dessa legislatura, decidiu não voltar a apresentar-se a eleições e abandonou o Parlamento.

Foi secretário de estado      adjunto do vice-primeiro-ministro Freitas do Amaral, nos governos da Aliança Democrática, chefiados por Sá Carneiro e Pinto Balsemão, respectivamente em 1980 e de 1981 a 1983. Nesses períodos, teve a tutela do Gabinete de Macau, sendo o membro do Governo responsável pelas relações com o Território de Macau e a sua Administração.

Em 1986, foi director da campanha de Freitas do Amaral nas eleições presidenciais.

Foi adjunto do ministro da Educação Roberto Carneiro, sendo primeiro-ministro Cavaco Silva.

Em finais de 1999, assumiu o lugar de deputado ao Parlamento Europeu, em substituição de Paulo Portas, vindo a ser reeleito em 2004, para novo mandato, que terminou em 2009. No Parlamento Europeu, exerceu várias funções, nomeadamente as de vice-presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e vice-presidente do Intergrupal Família e Direitos da Criança.

A nível autárquico, foi deputado na Assembleia Municipal de Odemira, eleito em 1982 e novamente em 2013, e presidente da Assembleia Municipal de Sintra, em 2001.

Foi vice-presidente da Direcção do SL Benfica, entre 1997 e 1998 e comentador desportivo de futebol.

Teve uma participação no cinema, ao interpretar o antigo ministro da Defesa Amaro da Costa no filme “Camarate” (em 2001), sobre o acidente de aviação com o mesmo nome e que vitimou Sá Carneiro e Amaro da Costa.

Em 2016, tornou-se membro-conselheiro do movimento de cidadania Melhor Alentejo.

Foi condecorado pelo Chile e pelo Luxemburgo, sendo também grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2017).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...