domingo, 20 de dezembro de 2020

20 DE DEZEMBRO - PETER CRISS

EFEMÉRIDE - Peter Criss, de seu nome completo George Peter John Criscuola, vocalista e baterista norte-americano, nasceu em Brooklyn no dia 20 de Dezembro de 1945. Foi o baterista original da banda americana de hard rock Kiss, entre 1973 a 1980, 1996 a 2001 e, e novamente, entre 2002 e 2004.

Era o mais velho de uma família de cinco irmãos.  Aos 9 anos, descobriu o seu interesse pela bateria e começou a praticar. Mais tarde, formou várias bandas, como Os Barracudas, mas a sua ambição era sempre crescente.

Aos 19 anos, conheceu Lydia Di Leonardo, com quem se casou em 1970. Enquanto trabalhava como ajudante de açougueiro, Peter colocou um anúncio na revista “Rolling Stone”, oferecendo-se como baterista e logo foi procurado por Gene e Paul e entusiasmou com o esquema.

Ingressou assim nos Kiss e logo que começaram a fazer sucesso, a sua vida tornou-se um paraíso. Estavam ricos e frequentemente em tournées, em que levava Lydia, ou gravavam um novo álbum. Compôs a canção “Beth” (que se iria chamar “Beck”), que é um dos maiores sucessos dos Kiss, até hoje. Paralelamente, o seu casamento ia pouco a pouco deteriorando-se. E ele ia se afundava em drogas.

Em 1979, Peter separou-se de Lydia e sofreu um acidente de automóvel. Nesse mesmo ano, casou-se com a modelo americana Debra Jensen. Um seu álbum a solo lançado simultaneamente com os dos outros integrantes dos Kiss, em 1978, não obteve bons resultados nas paradas de sucesso. Mas o processo era irreversível e, a pouco a pouco, ia perdendo o interesse pelos Kiss. Então, com alguma mágoa, deixa a banda.

Rapidamente lançou o disco solo, “Out of Control”, em 1980. Dois anos depois, lançou “Let Me Rock You”. Em 1989, fez uma participação especial no disco do guitarrista Ace Frehley, chamado “Trouble Walkin”, na música “Hide Your Heart”.

Em 1994, lançou “Criss Cat”, que contou com a participação do seu amigo Ace Frehley, em três músicas. Peter teve também um projecto com a participação de Mark St. John, que foi guitarrista dos Kiss nos anos 1980.

Quinze anos depois, Peter levou a sua filha Jenilee a uma convenção de fãs dos Kiss, onde se encontrou com um dos ex-colegas (Gene). Foi convidado e participou no acústico dos Kiss em 1995. No ano seguinte (1996), Peter estava de volta aos Kiss. Peter casou-se novamente em 1997, então com Gigi Criss, e - em 2001 - saiu dos Kiss mais uma vez.

No final do ano de 2001 participou em dois episódios da série “OZ”.

Peter Criss voltou para os Kiss e tocou num show com a Orquestra Sinfónica de Melbourne, na Austrália, no dia 28 de Fevereiro de 2003, o que rendeu um álbum, (“Symphony: Alive IV”).

Tocou com os Kiss também em três shows no Japão. em Março, e numa apresentação em Las Vegas, igualmentye em Março de 2003. Participou ainda numa tournée dos Aerosmith em 2003.

Actualmente, Peter Criss não está nos Kiss. No seu lugar, está o baterista Eric Singer (ex-Black Sabbath e ex-Badlands).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...