segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

23 DE DEZEMBRO - MANUEL RIVERA-ORTIZ


EFEMÉRIDE - Manuel Rivera-Ortiz, fotógrafo norte-americano, nasceu no Porto Rico em 23 de Dezembro de 1968
Oriundo de uma família pobre do bairro Pozo Hondo, fora da cidade de Guayama, na costa caribenha de Porto Rico, cresceu numa barraca, sem água corrente e com o piso térreo. O pai era picador (à mão) de campos de cana de açúcar da Central Aguirre & Central Machete e, quando do declínio da indústria açucareira no Porto Rico, após a época de colheita, era trabalhador agrícolas migrante na Nova Inglaterra e na região do Médio Atlântico dos Estados Unidos da América. 
Quando tinha 11 anos, os pais separaram-se e Rivera foi morar com o pai em Massachusetts. Nunca mais viu a mãe, o que o marcou para a vida. Nos EUA, formou-se em jornalismo e começou a trabalhar para jornais de nomeada, mas logo decidiu mudar para a carreira de jornalista fotográfico e fotografia documental. 
Manuel Rivera-Ortiz fotografa a pobreza ao redor do mundo. As suas histórias fotográficas reflectem as dificuldades e esperanças de quem vive em algumas das nações mais pobres, assim relembrando a vida experienciada por ele durante a infância. Rivera-Ortiz utiliza a arte fotográfica para expor ao mundo as diferenças sociais em cada país. Quando ele fala com a pessoa que está a fotografar, não está interessado em saber como é ser pobre, mas quer que ela lhe conte as suas esperanças, aspirações e sonhos, e como imagina que estes se tornem realidade. 
Rivera-Ortiz é conhecido internacionalmente pelas suas fotografias documentais/sociais sobre as condições de vida das pessoas, nos países menos desenvolvidos. As suas fotos estão expostas em colecções de vários museus, incluindo o George Eastman House, International Museum of Photography & Film.
Em 2004, Rivera-Ortiz recebeu o prémio New Works Photography e, em 2007, foi o Artista do Ano do Conselho de Artes e Cultura do Greater Rochester, Nova Iorque. 
Em 2010, criou a Fundação Manuel Rivera-Ortiz para fotografia internacional.  A fundação, com delegações em Paris, Londres, Zurique e Nova Iorque, é uma das principais fundações fotográficas do mundo, na luta pelos direitos humanos em países subdesenvolvidos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...