quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

9 DE JANEIRO - PETER YATES


EFEMÉRIDE - Peter Yates, produtor e realizador de cinema britânico, morreu em Londres no dia 9 de Janeiro de 2011. Nascera em Aldershot, Hampshire, em 24 de Julho de 1929. 
Foi nomeado quatro vezes para os Oscars, para Melhor Realizador e Melhor Filme, com “Breaking Away” (1979) e “O Fiel Camareiro” (1983).
Começou na televisão inglesa, dirigindo alguns episódios da série “The Saint”. Foi também assistente de realização, nomeadamente de Tony Richardson, no filme “Um Gosto de mel” e de J. Lee Thompso, em “Os Canhões de Navaroine”. 
Em 1962, realizou a sua primeira longa-metragem, “Summer Holiday”, uma comédia musical com o cantor Cliff Richard, que estava no auge da sua popularidade. 
Em 1967, realizou “Golpe de Três Milhões”, um filme policial fortemente inspirado no célebre assaltp0 ao comboio-correio Glasgow-Londres. Esta obra, que contém cenas de acção espectaculares, chamou a atenção do actor Steve McQueen, quer o convidou para realizar o filme “Bullitt”, que seria o primeiro filme de Yates rodado nos Estados-Unidos. Quando este filme foi estreado, em 1968, teve grande êxito. 
Fez vários filmes policiais de sucesso, mas realizou igualmente alguns de aventuras e de dramas sentimentais. 
Esteve em actividade (cinema e televisão) até 2004. Faleceu na capital inglesa, aos 81 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...