domingo, 26 de julho de 2020

26 DE JULHO - BLAKE EDWARDS


EFEMÉRIDE - Blake Edwards, de seu verdadeiro nome William Blake Crump, actor, realizador, produtor e cenarista norte-americano, nasceu em Tulsa (Oklahoma) no dia 26 de Julho de 1922. Morreu em Santa Monica (Califórnia), em 15 de Dezembro de 2010.
O pai teria deixado a família antes do seu nascimento. A mãe voltou a casar-se, com o filho de um realizador do cinema mudo. A família mudou-se para Los Angeles em 1925.
Depois do colégio e do liceu em Los Angeles, começou a dedicar-se à representação, durante a Segunda Guerra Mundial. Trabalhou também nos guarda-roupas, período durante o qual se feriu severamente nas costas.
Depois de alguns segundos papéis no cinema, ainda nos anos 1940, Blake Edwards começou a actuar na televisão, enveredando mais tarde pelo cinema.
Ficou conhecido pela realização de diversas comédias de sucesso, das quais se destacam as da série “A Pantera Cor-de-Rosa”, estreladas por Peter Sellers. Outros êxitos foram: “Um convidado bem trapalhão” (também com Peter Sellers), “Uma Mulher de Sonho” e “Victor/Vitoria”, nos quais contou com a participação da sua segunda esposa Julie Andrews, com quem se casoiu em 1969. Dirigiu Bruce Willis, em “Um encontro às escuras”.
O seu conturbado e longo relacionamento profissional com Peter Sellers foi mostrado no filme de 2004, “Vida e Morte de Peter Sellers”.
Edwards faleceu aos 88 anos, após complicações provocadas por uma pneumonia. Em 2004, recebera um Oscar de Honra pelo conjunto da sua obra cinematográfica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...