quarta-feira, 9 de novembro de 2022

9 DE NOVEMBRO - ANNE SEXTON

EFEMÉRIDE - Anne Sexton, escritora norte-americana, nasceu em Newton no dia 9 de Novembro de 1928. Morreu em Weston, em 4 de Outubro de 1974.

Era conhecida pela sua poesia confessional bastante pessoal. Venceu o Prémio Pulitzer de Poesia em 1967. Os temas de seus poemas incluem a sua longa batalha contra a depressão, as suas tendências suicidas e vários detalhes íntimos da sua vida privada, incluindo o seu relacionamento com familiares. Após várias tentativas, ela acabou tirando a própria vida em 1974.

Anne Sexton nasceu como Anne Gray Harvey. Ela era a filha mais nova do empresário Ralph Harvey e de Mary Gray Staples. Passou a maior parte de sua infância em Boston. Em 1945, foi matriculada no internato Rogers Hall, em Lowell, Massachusetts, estudando, mais tarde, durante um ano, no Garland Junior College.

Durante um certo tempo, Sexton trabalhou como modelo para a agência Hart de Boston. No dia 16 de Agosto de 1948, aos dezanove anos, casou-se com Alfred Sexton e permaneceram juntos até 1973, um ano antes da sua morte.

Ao longo da vida, Sexton sofreu de severos transtornos mentais. O seu primeiro episódio maníaco ocorreu em 1954. Depois de um segundo colapso em 1955, ela conheceu o médico Martin Theodore Orne, que se tornou seu terapeuta de longa-data, no Hospital Glenside. Foi Orne quem a encorajou a escrever poesia.

A primeira workshop de poesia a que ela compareceu foi ministrada por John Holmes. Ela sentira grande trepidação no momento de se registrar para a aula e, por isso, pediu a um amigo que fizesse o telefonema e que a acompanhasse na primeira sessão.

Graças às experiências com tal workshop, Sexton teve rápido sucesso com a sua poesia e os seus poemas foram aceites pelas revistas “The New Yorker”, “Harper’s” e “Saturday Review”. Mais tarde, ela foi aluna de Robert Lowell na Universidade de Boston, juntamente com outros poetas distintos como Sylvia Plath e George Starbuck.

A vida poética de Sexton foi encorajada mais ainda pelo seu mentor e amigo W. D. Snodgrass, o qual conheceu durante uma conferência de escritores em 1957. Um dos poemas dele, “Heart’s Needle”, serviu de inspiração para um dos temas de Sexton: a separação da sua filha de três anos de idade. Ela leu o poema citado pela primeira vez na época em que a filha estava a morar com sua sogra. Foi então que ela escreveu “The Double Image”, um poema que explora o relacionamento multigeracional entre mãe e filha.

Enquanto trabalhava com John Holmes, Sexton conheceu Maxine Kumin. Elas tornaram-se grandes amigas e assim permaneceram pelo resto da vida de Sexton. Além disso, Kumin e Sexton criticavam rigorosamente o trabalho de uma e de outra e escreveram, juntas, quatro livros infantis.

Pelo final da década de 1960, a doença mental de Anne Sexton começou a afectar a sua carreira, embora ela continuasse escrevendo e a publicar os seus trabalhos.

Ela também colaborou com músicos, formando um grupo de jazz chamado Her Kind, que adicionava música à sua poesia. A sua peça teatral “Mercy Street” foi produzida em 1969, após anos de revisão, e inspirou uma canção homónima de Peter Gabriel.

Além dos seus temas padrões como depressão, isolamento, suicídio, morte e desespero, Anne Sexton escrevia também sobre questões específicas das mulheres, como menstruação, aborto e, mais largamente, masturbação e adultério. À época, tais matérias não eram comumente usadas no discurso poético.

Em 4 de Outubro de 1974, Anne Sexton teve um almoço ao lado da sua amiga Maxine Kumin, para revisar o seu manuscrito de “The Awful Rowing Toward God”, que seria publicado em Março de 1975. Ao voltar para casa, ela vestiu o velho casaco de peles de sua mãe e trancou-se na sua garagem, deixando o motor de seu carro ligado e cometendo suicídio por intoxicação por monóxido de carbono.

Um ano antes da sua morte, ela disse numa entrevista. que escreveu os primeiros rascunhos de “The Awful Rowing Toward God” em vinte dias, com «dois dias fora por desespero e três dias num hospital psiquiátrico».

Anne Sexton está sepultada no Cemitério Forest Hills, em Jamaica Plain, Boston.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...