segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

EFEMÉRIDE - Ivan Petrovich Pavlov morreu em 27 de Fevereiro de 1936. Fisiólogo premiado pelas suas descobertas sobre os processos digestivos dos animais, Pavlov veio no entanto a entrar para a História pela sua pesquisa num campo que se lhe apresentou quase por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento.
Na década de 1920 ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos, Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experiências em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.
A ideia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou adversas, simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas tanto nos seres humanos como nos animais. Esta descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da psicologia comportamental e mostrou ter ampla aplicação prática, inclusive no tratamento de fobias e nos anúncios publicitários.

Adaptado da Wikipédia, a «enciclopédia livre».

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...