quarta-feira, 15 de março de 2006

EFEMÉRIDEAristóteles Sócrates Onassis, nascido em 15 de Janeiro de 1906, morreu em 15 de Março de 1975, vítima de pneumonia. Foi o maior armador grego do século XX.
Emigrante na Argentina desde 1923, meteu-se num negócio de tabaco que lhe deu o primeiro milhão de dólares. Apaixonado por barcos, investiu os seus lucros em seis cargueiros, fazendo rapidamente fortuna. Fez construir petroleiros cuja tonelagem ultrapassava tudo o que existia na época.
Durante a segunda Guerra Mundial, uma parte da sua frota foi apresada pelos nazis e a outra foi posta ao serviço dos americanos.
O fim da guerra marca o recomeço dos seus sucessos e em 1946 casa-se com Tina Livanos, filha dum dos maiores armadores da época. Em 1953 torna-se uma conhecida personalidade do jet-set internacional e ajuda a relançar o Principado do Mónaco.
Em 1957, cria a companhia Olympic Airways, que se torna a companhia de bandeira grega.
Divergências com o Príncipe Rainier III, em 1966, levam-no a deixar o Mónaco para se fixar na ilha de Skorpios que tinha comprado em 1963.
Onassis torna-se um dos homens mais ricos e poderosos do mundo. A morte do seu filho Alexandre em 1973, num acidente de aviação, marca o princípio do fim. Retira-se da vida pública, a saúde degrada-se e perde o gosto de viver.
Tinha casado com Jacqueline Kennedy, depois de ter vivido com Maria Callas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...