sábado, 2 de maio de 2020

2 DE MAIO - ATAULFO ALVES


EFEMÉRIDE - Ataulfo Alves de Sousa, compositor e cantor de sambas brasileiro, nasceu em Miraí no dia 2 de Maio de 1909. Morreu no Rio de Janeiro em 20 de Abril de 1969. Era um dos sete filhos de um tocador de violão, acordeonista e repentista da Zona da Mata, conhecido por “Capitão” Severino.
Aos oito anos de idade, já escrevia versos. Foi leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, moço de recados, engraxate, marceneiro e lavrador, ao mesmo tempo que frequentava a escola. Aos dez anos, perdeu o pai.
Aos dezoito anos fixou residência no Rio de Janeiro, acompanhando um médico para quem trabalhava dia e noite como ajudante de farmácia. Aos dezanove anos, já tocava violão, cavaquinho e bandolim. Casou-se com Judite e o casal teve cinco filhos. 
Aos vinte anos, começou a compor e tornou-se director de harmonia do Fale Quem Quiser, bloco organizado pelos habitantes do bairro. 
Em 1933, Almirante gravou “Sexta-feira”, a sua primeira composição a ser lançada em disco. Dias depois, Carmen Miranda, gravou “Tempo Perdido”, garantindo a sua entrada no mundo artístico. Em 1958, apareceu no filme “Meus Amores no Rio”. 
A sua musicografia ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da música popular brasileira. Intérpretes importantes, como Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy e MPB-4, fizeram versões das suas músicas. 
Faleceu em decorrência do agravamento de uma úlcera, após uma intervenção cirúrgica, poucos dias antes de completar 60 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério do Catumbi, na zona norte da capital fluminense.
Tem sete discos publicados, dois postumamente. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...