terça-feira, 5 de maio de 2020

5 DE MAIO - MALAM BACAI SANHÁ


EFEMÉRIDE - Malam Bacai Sanhá, político da Guiné-Bissau, nasceu em Empada no dia, 5 de Maio de 1947. Morreu em Paris, em 9 de Janeiro de 2012. 
Foi presidente-interino da Guiné-Bissau, de Maio de 1999 a Fevereiro de 2000, sendo eleito em 2009, após vencer as eleições presidenciais, pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Anteriormente, fora presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, de 1994 a 1999. 
Membro desde longa data do PAIGC, Sanhá serviu como governador das regiões de Gabú e Bafatá, antes de se presidente da Assembleia Nacional Popular
A Guerra Civil na Guiné-Bissau eclodiu em Junho de 1998, entre elementos do exército leais ao general Ansumane Mané e os elementos leais ao presidente Nino Vieira. Em 26 de Novembro de 1998, Sanhá dirigiu a primeira sessão da Assembleia Nacional Popular desde o início da guerra. Embora tenha sido um crítico tanto dos rebeldes como de Nino Vieira, concentrou as suas críticas mais neste último. 
Logo a seguir ao exílio de Nino Vieira, em 7 de Maio de 1999, Sanhá foi nomeado presidente-interino pela junta militar liderada por Mané (11 de Maio). A sua nomeação para suceder a Vieira foi interpretada como sendo de acordo com a constituição, permanecendo no poder até que as eleições se pudessem realizar. Sanhá fez o juramento em 14 de Maio, prometendo paz e o fim das perseguições políticas.
Perdeu as eleições realizadas em 1999/2000, a favor de Kumba Ialá (na 2ª volta). Veio a ser eleito nas presidenciais de 2009 e a junta militar, liderada por Mané, apoiou a sua investidura. 
Faleceu na capital francesa, quando ainda era presidente, vítima de doença não divulgada publicamente. A nível interno, assumia o lugar de presidente da República - Raimundo Pereira, que era o chefe de Governo em funções, durante a enfermidade de Bacai Sanhá.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...