sábado, 21 de fevereiro de 2004

EDUCAÇÃO SEXUAL

E Alguém Os Vai Ensinar?
Por GRAÇA BARBOSA RIBEIRO
in «Público» Sábado, 21 de Fevereiro de 2004

- Mãe, o que é fazer sexo?
- Ahnn?!
- Estava a perguntar o que é fazer sexo.
- Onde é que está o teu pai?
- Não sei.
- Paulo!!!??
- Mãe, sabes que o pai não está em casa...
- Ah, sim... Diz lá, então. Estavas a perguntar...
- O que é fazer sexo. A Mariana anda sempre atrás do Joãozinho a dizer que quer fazer sexo com ele...
- Anda?
- Sempre. Depois as miúdas riem-se muito...
- Ah, bom... E o Joãozinho?
- O que é que tem o Joãozinho?
- Que idade tem ele?
- Oito.
- Oito?! E o que é que ele diz à Mariana?
- Não diz nada.
- Nada?
- Ele também não sabe o que é.
- Ahh...
- Por que é que estás sempre a dizer 'ahh...'?! Tu também não sabes, já estou a ver...
- Não, não, eu explico-te. Lembras-te na semana passada, quando estavas a ver televisão e o teu pai te mandou mudar de canal?
-... Jura!!!?
- Pois. É mais ou menos aquilo.
- E por que é que a Mariana quer fazer aquilo com o Joãozinho?!
- Não faço ideia.
- Tu e o pai não fazem aquilo!
- Hum... Lembras-te do que eu te contei quando nasceu a tua irmãzinha? Das flores, das abelhas...?
- O que é isso tem a ver?
- É quando se faz sexo que o pai põe a sementinha dentro da mãe.
- Jura!?
- Juro...
- Coitados...
- Coitados?
- Por terem de fazer aquilo.
- Ah, estou a ver...
- Ainda bem que só tiveste de fazer três vezes.
- Ahn?
- Só tens três filhos!
- Hum... Sabes o que é isto?
- Sei, um preservativo.
- Já sabias?!
- Claro, fazemos guerras de balões de água com eles.
- Também servem para outras coisas.
- Jura?! O que é isso?
- Uma espécie de instruções dos preservativos. Olha, o homem põe isto assim, como está na figura...
- Arghh!?
-... e assim a sementinha não entra na mãe...
- Arghhhh!
-... e assim não há bebés.
- Mas por que é que fazem aquilo, se não querem bebés?!
- Paulo!!!? És tu?!
- O pai não está em casa, mãe.
- Pareceu-me ter ouvido um carro a chegar.
- Eu não ouvi nada. Mas, olha, se não querem fazer filhos fazem aquilo para quê?
- Estão aqui três preservativos.
- Mãe! Eu fiz uma pergunta!
- Três. O problema vai ser dividir...
- Dividir?
- Sim, por mim e por ti.
- Dividir para quê?
- Não queres fazer uma guerra de balões de água?
- O quê? Cá em casa?! "Bué" de fixe! E contigo?!!
- Comigo...
- Jura!?
- Juro...

Dez minutos depois, Madalena recolhe os preservativos rebentados, põe o filho a ver televisão, muda de roupa, pega na pasta e corre para a escola. Vai dar a primeira aula de Educação Sexual.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...