terça-feira, 18 de outubro de 2005

EFEMÉRIDES: - No dia 18 de Outubro de 1739, António José da Silva, o Judeu, depois de garrotado, foi queimado em auto-de-fé pela Santa Inquisição.
António José da Silva nascera em 1705 no Rio de Janeiro e foi executado em Lisboa, perante D. João V, no ano de 1739. A origem judaica esteve na origem da sua vida agitada.
Chegou a Portugal ainda criança, tendo frequentado o curso de Direito, na Universidade de Coimbra, que concluiu em 1728, logo se fixando em Lisboa, onde exerceu a profissão de advogado. Esteve preso nos cárceres do Santo Ofício, regressando à liberdade após ter assinado um protesto de reconciliação com a fé católica. Em 1737 foi preso como relapso, acusado de ser membro corrupto do corpo católico, sendo então executado.
Poeta e dramaturgo original, dotado de um imenso humor cáustico, é reconhecido como renovador do teatro português. É autor de comédias com acompanhamento musical, a que chamou de óperas, destinadas a serem representadas por bonecos articulados, os chamados bonifrates. As suas principais fontes de inspiração foram a mitologia e a tradição clássica. A sua carreira de dramaturgo durou meia dúzia de anos. Para além da sua peça de estreia, A Vida do grande D. Quixote e do Gordo Sancho Pança (1733), escreveu Esopaida ou Vida de Esopo (1734), Encantos de Medeia (1735), Anfitrião e Labirinto de Creta (1736), Guerras do Alecrim e Manjerona e As variedades de Proteu (1737), Precipício de Faetonte (1738) e El Prodígio de Amarante.

- Em 18 de Outubro de 1868, foi fundada a Associação dos Bombeiros Voluntários de Lisboa que, até hoje, tem o seu Quartel "Ricardo Fernandes Esteves" no Largo do Barão de Quintela nº 7 e o Posto de Socorros na Rua das Flores, 101.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...