quinta-feira, 21 de novembro de 2019

21 DE NOVEMBRO - GOLDIE HAWN


EFEMÉRIDE - Goldie Jeanne Hawn, actriz e produtora de cinema norte-americana, nasceu em Washington no dia 21 de Novembro de 1945. Premiada com um Oscar
Goldie é filha de um músico presbiteriano, descendente de um dos signatários da Declaração de Independência dos Estados Unidos, e de mãe judia, filha de imigrantes húngaros. Apesar de crescer no judaísmo, Goldie ia à igreja com a família e comemorava o Natal. Aos três anos, começou a aprender ballet e sapateado, e - aos quinze - estreou-se nos palcos, como Julieta, numa produção de “Romeu e Julieta” de Shakespeare. 
Em 1964, após deixar a faculdade para se tornar professora de ballet, participou num musical, como dançarina, na Feira Mundial de Nova Iorque e, no ano seguinte, estabeleceu-se como dançarina go-go profissional
Na segunda metade da década de 1960, Hawn estreou-se como actriz em televisão, personificando diversas vezes o estereótipo cómico da ‘loira burra e meiga’, que a tornaria famosa em três comédias românticas de grande sucesso, nos anos seguintes, no cinema: “Liberdade Para as Borboletas”, “Caiu uma Moça na Minha Sopa” e “Flor de Cacto”, com Walter Matthau e Ingrid Bergman nos papéis principais e que lhe garantiu o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante de 1969. 
Nos anos 1970/80, Goldie consagrou-se como actriz e produtora, primeiro com o papel principal no thriller de estreia de Steven Spielberg no cinema, “Asfalto Quente” e, depois, principalmente, em comédias rasgadas ou dramáticas como “Alta Tensão”, “A Recruta Benjamim” e “A Morte Lhe Cai Bem”, esta também produzida por ela e que lhe rendeu uma nomeação para o Oscar de Melhor Actriz de 1980. 
Nos anos 1990, a sua carreira entrou num ritmo mais lento e os sucessos de bilheteira foram menores, o maior deles foi em “O Clube das Divorciadas” com Bette Midler e Diane Keaton, em que ela mostrou também os seus dotes de cantora num álbum com a banda sonora do filme. 
Depois do fiasco, tanto junto do público como da crítica, de “Mistérios do Sexo Oposto”, um filme de 2000, fez “As Manas do Rock” em 2002. 
Fez uma pausa de quinze anos, só voltando aos ecrãs em 2017, com “The Christmas Chronicles”.
Goldie foi casada, entre 1969 e 1976. com Gus Trikonius, de quem se divorciou para casar com Bill Hudson do trio musical Hudson Brothers, e de quem se divorciou igualmente em 1980. Desta relação, tem dois filhos, ambos actores. Desde 1982, tem mantido um relacionamento estável com o também actor Kurt Russell, com quem tem igualmente um filho. Tem seis netos. 
Judia por parte da mãe, Hawn converteu-se ao budismo nos anos 1970 e pratica a religião, tendo criado os seus filhos dentro das filosofias judaica e budista. Não abre mão das suas raízes judaicas e descreve-se como «meio judia e meio budista». 
Em 2003, criou a Fundação Hawn vocacionada para ajudar crianças necessitadas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...