sexta-feira, 12 de junho de 2020

12 DE JUNHO - WILLIAM ABBOT


EFEMÉRIDE - William Abbot, actor e dramaturgo inglês, nasceu em Chelsea, Londres, no dia 12 de Junho de 1790. Morreu em Baltimore, em 1 de Junho de 1843.
Abbot fez a sua primeira aparição nos palcos em Bath, Somerset, em 1806, com apenas 16 anos de idade. Permaneceu como integrante da companhia teatral de Bath, durante algumas temporadas. Apenas numa noite, apresentou no Haymarket Theatre, no Verão de 1808, por ocasião do acto de caridade em prol de Charles Young, actor de tragédias, voltando depois para Bath. Reapareceu no Haymarket em 1810 e foi contratado pela primeira vez para o Covent Garden, em 1812.
Abbot foi um artista de comédias leves e de tragédias juvenis, mas participou também em melodramas que estavam então em voga. Fez o papel de Lotário na primeira produção de “The Miller and his Men”, um melodrama romântico baseado na peça de Isaac Pocock (1762/1835).
Durante vários anos, continuou a ser um integrante da companhia do Covent Garden. Foi Pilades juntamente com William Macready, que interpretava Orestes, na peça “Distressed Mother” de Ambrose Philips, quando Macready fez a sua primeira aparição naquele teatro (1816).
Representou Ápio Cláudio em “Virginius” (1820) de James Sheridan Knowles e Modus no seu “Hunchback” (1832). Os críticos aplaudiram o espírito da sua actuação e o seu «senso agudo de exactidão da ênfase».
Em 1827, foi contratado, com um salário semanal de vinte napoleões, como director de cena da companhia inglesa em visita a Paris, com Harriet Smithson como protagonista. Ele fez o papel de Charles Surface na peça “The School for Scandal”, de Richard Brinsley Sheridan, entre outras participações, mas a peça foi pouco apreciada na Salle Favart.
Com a temporada encerrada em Paris, Abbot, e outros actores da companhia, tentaram realizar apresentações em algumas das principais cidades de França, mas a experiência foi totalmente um fracasso e a companhia dissolveu-se. Os actores ingleses, já passando por necessidades, resolveram voltar para casa, o mais rápido possível.
No seu regresso a Londres, em 1830, Abbot interpretou “Romeu e Fanny Kemble”, que fazia a sua primeira apresentação no Covent Garden.  
Abbot foi autor de dois melodramas: “Youthful Days of Frederick the Great” e “Swedish Patriotism, or the Signal Fire”, produzidos no Covent Garden, respectivamente em 1817 e 1819.
William Abbot deixou a Inglaterra para tentar a sorte na América. Morreu na pobreza em Baltimore, Maryland, aos 52 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...